segunda-feira, 18 de março de 2013

Grupo “Só Por Hoje” - Palestra e Teatro Sobre Drogas

Dias 12 e 13 de março de 2013, Escola Estadual Oswaldo de Oliveira Lima, Um Teatro, Uma Palestra, que impactou todo mundo!

Tudo começou no dia 12/03 pela manhã, ficamos sabendo que após o intervalo iria acontecer uma palestra sobre Drogas, algumas pessoas comentaram: “aff, mais uma palestra?” ... Quando toda a escola se reuniu no pátio, em cima do palco estava um homem segurando um microfone ligado a uma caixa de som, como assim? Uma palestra sem projetor, vídeos e fotos? Somente com um microfone e uma caixa de som?

De início, a falta de respeito de alguns alunos quase fizeram a palestra ser cancelada, entretanto, quando aquele homem começou a falar... Aconteceu algo que jamais tinha presenciado nessa Escola, todos os alunos em silêncio, olhando e ouvindo aquele homem que não precisou de imagem e de vídeos para que prestassem atenção nele.

O nome dele? Arnaldo Siqueira!

Com suas palavras e experiências vividas emocionou todos os períodos, fez chorar aqueles alunos que acham que conhecem o mundo em todas as suas faces, trouxe a realidade de quem está preso atrás das grades, mostrou o que realmente as Drogas podem fazer com o ser humano, falou de experiências que emocionou até os professores.

Frases de Arnaldo Siqueira

“Quando me perguntaram se eu tenho nojo de comer perto de um cadáver, respondi que não! Respondi que tenho nojo do ser humano de hoje em dia”.

“Ser professor não é uma profissão, ser professor é um dom de Deus”.


No dia 13/03 ele voltou, mas voltou acompanhado pelo Diogo e Gilberto que realizaram um teatro sobre a vida de um jovem que começou a vender drogas e terminou sendo executado. No início foi muito engraçado, mas, depois foi dramatizado o triste fim de quem se envolve com as drogas.


Fotos da Palestra - Manhã! 




(Palestrante: Arnaldo Siqueira)


Fotos da Palestra - Tarde!







Fotos da Palestra - Noite!





Fotos do Teatro - Manhã, Tarde e Noite!










Diogo, Gilberto e Arnaldo!








Para ver todas as fotos da Palestra e do Teatro Manhã, Tarde e Noite 
Clique aqui 

E aqui também! 




Nós, do Grêmio Estudantil gravamos a peça teatral no período da manhã. Assistam!









Após os dois dias da visita do Grupo SPH na nossa Escola, nós Gravamos uma simples entrevista com o palestrante Arnaldo, feita pelos Alunos Matheus Cardoso e Kelly Mark’s com Direção Geral minha (Emerson Silva). Nossa intenção foi conhecer melhor esse trabalho e um pouco mais das experiências vividas por ele.




(Agradecemos ao Arnaldo Siqueira pela entrevista)







Contato do Grupo: (11) 9.8014-0880  (11) 9.6461-3552 Falar com Arnaldo



Opinião: Por Matheus Cardoso 1ºB


Em uma sociedade pobre existem diversas pessoas com seus sonhos e planos de vida. Para conseguir atingir um objetivo todos nós sabemos que não é fácil, exige muita força pra lutar e vencer por que nada vem de graça, tudo aquilo que queremos tem que correr atrás.  Nada na vida é impossível, infelizmente hoje em dia tudo o que fazemos vai dinheiro, então me questiono sempre “Se pra quem trabalha a vida já é difícil, imagina pra quem não trabalha” O Brasil é um país muito rico, mas ainda existem pessoas passando fome e tendo uma vida vivenciada na miséria, esses exemplos da nossa realidade faz muitos homens procurar um caminho mais fácil, aonde o dinheiro vem rápido sem dificuldade, mas nesse caminho muitas pessoas se prejudica e no final só possui 2 resultados: Cadeia ou Morte. A criminalidade é muitas vezes causada por pessoas que não tiveram uma oportunidade de vida, para trabalhar etc.

 Quando andamos nas ruas das cidades ainda vemos aqueles senhores de idade levando um carrinho de mercado com os seus pertences... É triste ver uma cena dessas no século XXI, onde hoje as coisas estão mais evoluídas financeiramente e tecnologicamente, e o meio ambiente indo-se embora...
Muitas coisas que acontece no nosso País, são escondidas pelas mídias e os políticos não fazem nada em relação à miséria, a educação do Brasil está cada vez sendo desvalorizada. Professores que entram nas escolas e são recebidos pela grande maioria dos alunos em forma de desrespeito e ainda recebe um salário totalmente fora da média pela sua profissão.

Nas ruas a cada 10 homens 3 adolescentes estão com cigarro na mão,isso se não for maconha, a população cresce cada dia mais rápido e as condições para os pobres são precárias, já vi muitas mães e pais indo na feira pra pegar legumes e frutas do chão, enquanto outros estão no altar de luxo e riqueza. Que pais é esse onde na escola tem um tráfico de drogas, e para a sociedade isso já é normal e rotina do século?

E.E Oswaldo de Oliveira Lima, recebeu uma visita de um grupo chamado ”Só por hoje” Para dar uma palestra sobre as drogas, na palestra eles mostraram como a droga age quando um jovem começa a usa-la, no começo é divertido ninguém sabe, os problemas são escondidos em um canto da mente. Mas depois que o efeito passa e os responsáveis do sujeito que usou a droga descobrem que seu filho passou a ser dependente químico a situação já é outra... E para esse sujeito que possuiu a droga as coisas começaram a ficar mais difícil, porque ele não trabalha e não tem dinheiro para manter o seu vício, então o caminho pra ele é ir furtar os pais ou sair roubando pelas ruas da cidade. 

Quando a divida surge pelo traficante e não é paga, o sujeito paga com a sua própria vida, e quando esse sujeito morre sua família vai junto, seus pais sentem a dor eterna por ter perdido um filho para as drogas, e eles se questionam “Aonde foi que eu errei com meu filho?” A droga para a grande maioria dos jovens é um momento de curtição,ficar fora do normal, mas existe diversos motivos para uma pessoa ir atrás dessa praga que acaba com a vida. Hoje os adolescentes não sabem mais o valor de ter uma escola onde tem tudo, do bom e dor melhor, mas infelizmente muitos alunos vão pra escola por que seus pais obrigaram, mas eles não querem estudar... Preferem outro caminho, onde a vida não passa dos 30 anos de idade, mas tem alunos que vão para estudar e lutar para ser alguém na vida e são diversos casos e acasos de um aluno na escola.

Arnaldo Siqueira (Palestrante do Grupo Só Por Hoje) Mostrou que na escola não existe bandido, mas sim aluno se achando que é poderoso que tem todo o direito de fazer o que quiser na Escola sendo que nem o próprio nome sabe escrever. “ Malandro é o cara que estuda” – Diz Arnaldo, quem procura a droga como diversão se não sair logo é vida perdida, e quem usa droga está drogando sua família, como diz a frase “ Droga,inicio de um vício e fim de uma Vida” 
(Fim)



Nesses dois dias, o Grupo S.P.H mostrou o que realmente a droga faz com quem se envolve com ela, esse foi um Projeto da Mediadora Verônica, e o Grêmio Estudantil fez a cobertura coordenada por mim, Emerson Silva - Diretor de Imprensa. E Coordenação Geral da Professora Juliana Chrsitie! 

Esperamos que tudo o que foi mostrado e falado tenha servido para alguma coisa, e que as lagrimas que fora derramadas, não sejam ilusórias! 


Por fim, em nome do Grêmio Estudantil Futuros Nova Geração e toda a Equipe Gestora da Escola Estadual  Oswaldo de Oliveira Lima - MUITO OBRIGADO ao Grupo S.P.H Só Por Hoje!! 




EMERSON SILVA 

PAULO SOARES 
RAFAEL GRISASTO
KELLY MARQUES 
MATHEUS CARDOSO 



6 comentários:

  1. acredito que esse video tem tudo a ver com o grupo de vcs. assistam ao video minha verdade ( http://www.youtube.com/watch?v=ATkFd2rfvps)
    o.. muito maneiro esse video.

    ResponderExcluir
  2. Essas Palestras e teatro feito Pelo Sr. Arnado é muito boa, aprendi muito com tudo que foi dito e mostrado no teatro, eu Gustavo Vital tive a oportunidade de ter assistido a palestra 2007 e 2008 na escola Leonidas Paiva, zona norte de Sao Paulo e em 2010 na escola Amenaide. em todos as vezes que tive essa oportunidade de assisti, e apois isso procuro e assisto as vezes pelo youtube, gostaria e muito de ter a oportunidade de ver novamente e saber como foi que começo isso, fiquei chatiado em saber que voces nao tem ajuda do Governo para contribuir com esse grupo teatral. pois governo ajuda , rico ficar mais rico, politivo rouba a populaçao brasileira e muito mais e NAO ajudar aqueles que estao fazendo o BEM para a populaçao. espero ter essa oportunidade de ver voces atuar novamente e ajudar a contribuir para o melhor. Meu Nome é Gustavo Vital Cristovao e eu apoio a atitude de voces com essas palestras. abraço e mais sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo comentário Gustavo Vital, realmente a "passagem" do Arnaldo Siqueira pela nossa escola deixou marcas até hoje. Disponibilizamos no YouTube o vídeo completo do Teatro. (http://www.youtube.com/watch?v=EyZ3gjEL3Xk)

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Eles sao maravilhosos,ja assisti tres vezes o teatro e espero ter outras oportunidades de assisti los novamente. Vcs sabem qual o nome da musica q eles se referem q e de matar traficante? ? Obg desde ja

    ResponderExcluir
  5. ola tudo bem adorei a palestra que voce deu dia 11/08 e 12/08 na escola major cosme de farias, zona leste. os meus amigos e colegas da escola se emocionaram muito,disseram que foi a melhor dada na escola voces nos fizeram ficar emocionados acredito que com a sua palestra os meus amigos e colegas mudaram muito.
    parabens a voces e aos outros que fizeram o teatro e a palestra foi muito bem feito,e emocionante voces fizeram tudo muito bem
    adorei a sua hitoria muito bonito seu ato de coragem.
    falando por todos da escola quero agradecer por ter feito esta palestra e teatro maravilhoso e espero que volte para nos visitar obrigado e boa sorte

    ResponderExcluir
  6. ola meu nome e samara e eu falo da escola major,e eu gostaria de dizer que nao ha agradecimento que nao mereça um obrigado tao grande como a força da ajuda recebida.
    amamos a palestra e o teatro que voces fizeram para nos,todos ficaram muito emocionados com a coragem a capacidade e a força que voces,amamos o jeito que voces nos fizeram pensar muito na vida e como tudo pode acontecer foi de grande valor a ajuda de voces.voces nos fizeram rir chorar e muito mais.
    minha amiga chorou muito disse que voces sao otimas pessoas e que ao dar um abraço em ti arnaldo ela diz que se sentiu muito bem e agradecida e ela diz obrigada.
    muitos amigos e colegas meu te desejam sorte a voces todos e obrigado por ter ido em nossa escola e ter feito esse trabalho maravilhoso adimiramos muito o trabalho e a coragem de voces e espero que voltem para nos vistar.
    ate a proxima e muito obrigado
    boa sorte

    ResponderExcluir