quinta-feira, 7 de maio de 2015

Encerramento do Mandato - Futuros Nova Geração

No dia 24/04/2015, foi realizada a cerimônia de encerramento do mandato do Grêmio Estudantil Futuros Nova Geração após 7 anos de existência. 

A última gestão tomou posse em 24/04/2013 e entregou a Diretoria do colegiado para os novos protagonistas. 

O Grêmio Estudantil CONEXÃO DA JUVENTUDE CONSCIENTE - C.J.C venceu as eleições desse ano e, assumiu a responsabilidade de representar os alunos da E.E. Oswaldo de Oliveira Lima. 

O Futuros Nova Geração decidiu não concorrer nas eleições desse ano, entendendo a necessidade de possibilitar aos novos colegiados a oportunidade de atuarem no âmbito escolar. 


Fotografia: FNG e CJC.

Professor Facilitador Fábio Campos iniciando o evento. 



Os alunos representantes do Futuros Nova Geração que compareceram à cerimônia, receberam um Certificado por suas contribuições positivas à unidade escolar por meio do Protagonismo Juvenil.

Gremista FNG Kauanny Paulino.

Gremista FNG Giovana Alves.

Gremista FNG Tallyson Bruno.

 Gremista FNG Mateus Paulo.


As emoções começaram com a leitura de um texto realizado pela Professora Juliana Mara, a qual homenageou o FNG.

Profº Fábio Campos e Profª Juliana Mara. 


"É próprio do ser humano nutrir certa curiosidade e sonhar com o futuro, mas alguns jovens da nossa Unidade Escolar vão além.... Buscam conquistas, enfrentam adversidades, não temem o desconhecido e se aventuram em grupo através do Grêmio Estudantil.

E olha que não é fácil ser um jovem desbravador... Mas foi exatamente isso que os integrantes do Futuros Nova Geração se tornaram: jovens que não aceitam facilmente as derrotas e as dificuldades, pois desejam um ambiente agradável, propício ao desenvolvimento humano e a ampliação do conhecimento: assim, por 7 anos essa turma se empenhou na transformação do espaço escolar dando voz aos alunos através de suas ações e os frutos colhidos foram espetaculares.

Contudo, esse vitorioso grupo a partir de agora deixa sua história e suas conquistas para que uma nova turma dê continuidade e conquiste cada vez mais o sucesso.

Obrigada Futuros Nova Geração, foi um enorme prazer caminhar e evoluir junto com todos vocês."

Professora Juliana Mara – Língua Portuguesa 



Alunos acompanhando o evento. 





Pais e responsáveis pelos gremistas do C.J.C presentes na Cerimônia de Posse




Direção, coordenação e professores acompanhando a cerimônia. 

(à esquerda) Professora Valéria Cristina (MAT), PC-EF Augusto Filho, Diretora Sonia Maria, PC-EM Reginaldo Cyrne, Gremistas FNGs: Tallyson Bruno, Christian Morais, Welson Souza e Mateus Paulo.


Exibição do Vídeo "Histórico de Atuação do FNG"


(Fonte: Pagina do FNG no Youtube)


Gremista FNG Kauanny Paulino falando sobre sua experiência.


"Meu nome é Kauanny Paulino, secretária executiva e diretora de imprensa do Grêmio Estudantil Futuros Nova Geração. Começar a falar das nossas experiências, é falar de: aprender a cair e rapidamente levantar, chorar e rapidamente as lágrimas secar, gargalhar tanto até que sinta dor na barriga e escorra lágrimas dos olhos, sorrir sem querer nada em troca, abraçar e receber abraços involuntários mesmo que você não esteja na necessidade de sentir-se protegido e rodeado de amigos verdadeiros, é fazer o bem, sem olhar a quem. É aprender a ouvir e falar no momento certo, é expressar a alegria e a gratidão através do olhar, é conhecer a verdadeira amizade, é saber o humor daquele que segue contigo através da face, é quebrar bloqueios que você jamais imaginaria que dentro de um Grêmio Estudantil seria possível e é poder confiar em pessoas que você sabe, que nos momentos bons ou nos momentos ruins estarão pertinho de você, te ajudando nem que seja com um abraço apertado.

Porém, nada disso pode ser feito se estivermos sozinhos... na vida, ninguém é feliz sozinho. Nesses 7 anos de Futuros Nova Geração, contamos com o apoio da direção, nos concedendo espaço de atuação, possibilitando que meros alunos se tornassem grandes pessoas, contamos também com a confiança de professores que sempre estavam postos a nos ajudar, a nos defender e puxar a orelha quando fazíamos algo de errado, lembrar também dos amigos e colaboradores faz parte da nossa história, a todos vocês, o nosso muito obrigada, obrigada por confiarem em nós, por nos ajudarem até mesmo quando o problema não tinha nada a ver com a escola ou disciplina de vocês, o nosso muito obrigada por cada abraço, por cada choro, por cada riso, por cada gargalhada e por cada amizade...  São amizades que jamais esqueceremos, serão experiências que jamais serão esquecidas. Agradecemos também aos responsáveis diretos por nossos mandatos, os alunos! Muito obrigada por confiarem em nosso trabalho ao longo desses anos!

Não poderíamos e não esqueceremos nunca, de uma grande pessoa, que assumiu, que batalhou, vestiu a camisa, ajudou, cuidou, abraçou, chorou, gargalhou, uniu, brigou e acima de tudo, amou, amou por fazer o que faz por simplesmente, amor. Obrigada a nossa excelentíssima Professora Coordenadora do Grêmio Estudantil Juliana Christie, não temos palavras para agradecer a experiência que você deixou marcada no coração de cada um, todos somos falhos, todos nós erramos e todos nós juntos, acertamos! Parabéns, pela coragem, pelo caráter e pela capacidade que há em você... você é guerreira e sabe que tem lugar no coração de cada um, que por sinal você conhece muito bem, um por um. Sabemos que assumir um Grêmio Estudantil não é algo fácil, é complicado e trabalhoso, mas você quis e fez, não só fez como FEZ MUITO BEM FEITO! Represento aqui, centenas de pessoas que já tiveram a honra de vestir essa camiseta, e em nome de todas as gerações, de todos os FNGs, deixamos aqui nossa homenagem para você! OBRIGADA! 

Parabenizo o Grêmio Estudantil Conexão Da Juventude Consciente pela eleição e desejo boa sorte ao decorrer do mandato por completo! Cumpram o mandato com amor, façam tudo por amor e seguirão no caminho correto! Sejam amigos, sejam felizes e não se esqueçam das responsabilidades, são muitas, porém, rodeados de pessoas amigas e verdadeiras elas se tornam muito simples! Queiram ajuda quando necessário, não se recuem em um grupo fechado, porque falar de amizade é falar de família Oswaldão! Obrigada! "


Passagem da Posse - De presidente para presidente. 


Presidente do FNG Giovana Alves falando de sua experiência e transferindo a Posse à Presidente do C.J.C Caroline Vieira.

(à esquerda) Caroline Veira - Presidente C.J.C e Giovana Alves - Presidente FNG.


"Bom Dia a todos! 

Meu nome é Giovana Alves, sou presidente do Grêmio Estudantil Futuros Nova Geração e venho aqui hoje para também agradecer a todos que acreditaram no nosso potencial, e contribuíram com os votos durante a nossa caminhada que, chega ao fim hoje, aos dias vinte e quatro de Abril de dois mil e quinze. Obrigado a todos que sempre nos apoiaram!!! 

Confesso que estou nervosa e ao mesmo tempo emocionada. Hoje aqui entregando um mandato de 7 anos. O que sinto é inexplicável, confuso, embora fico orgulhosa ao lembrar que em algum dia fui presidente do melhor grêmio estudantil reconhecido nacionalmente.

Sabe qual é o melhor de tudo? Nem eu! São tantas coisas que aprendi, um tanto difícil de enumerar, a maioria levo até os dias de hoje comigo, aliás levarei para sempre.

Fica agora com vocês, Conexão da Juventude Consciente (CJC) a posse e o objetivo de prosseguir em uma nova direção sempre visando o melhor para a nossa escola. BOA SORTE!"


Caroline Vieira, já empossada como Presidente do CJC em suas considerações e expectativas. 


"Bom Dia a Todos! 

Meu nome é Caroline Vieira, e a partir desse momento, sou oficialmente Presidente do Grêmio Estudantil Conexão da Juventude Consciente. 

Como Presidente, espero alcançar em primeiro lugar as expectativas de vocês, buscando melhorias para todos nós. Foi visando o "melhor" que eu me organizei com esses alunos (apontar para os gremistas) para representar cada um de vocês. Posso não ter idade suficiente, nem sou melhor para fazer tudo o que cada um daqui deseja, mas um pouco daquilo que eu puder alcançar eu farei por vocês, por nós!

Além do apoio de vocês, quero agradecer também a confiança na qual foi depositada no CJC. Conscientizá-los é o nosso primeiro objetivo, de mostrar que aos poucos mudamos muito e o muito se torna pouco perto da nossa força de vontade.

Nosso desejo é que possamos ser capazes de continuar aquilo que o FNG caminhou, que eles nunca sejam esquecidos, mas, que possamos mostrar também, a nossa capacidade! Agradeço desde já, o corpo gestor, docente e discente da escola, aos funcionários e "bora" arregaçar as mangas e trabalhar!"


Diretora Sonia Maria encerrando o evento. 





Depoimentos: 


"FNG... O que dizer e o que falar daquilo que não consigo qualificar com palavras. Ter tido a honra de estar, participar e viver FNG é ter o espaço e a oportunidade na prática de uma educação COMPARTILHADA e RECHEADA de emoções e aprendizagens. E o FNG, para mim, foram FELIZES NESSA GERAÇÃO...


Professora Marina Galiano – C.F.B"




"Foram anos de trabalho voluntário. O que me fez coordenar o Grêmio Estudantil foi o desejo de ajudá-los a ter um pensamento visionário e aquela responsabilidade prazerosa onde o protagonismo juvenil se avulte, fazer do aluno um futuro cidadão crítico, com capacidade de ter a sua própria opinião, para que não seja manipulado ou forçado a nada, ter autonomia dentro da escola, e com capacidade de enfrentar o mundo lá fora, o que fez com que levassem isso para além dos muros da escola. Foi muito prazeroso e divertido coordená-los, brincamos, sorrimos, choramos todos juntos com cada luta, conquista e com os tombos também, pois as falhas são partes da construção das vitórias. Eles foram fantásticos!

Sempre digo que foram eles quem me proporcionaram uma lição de aprendizado, tanto no lado profissional, como no pessoal, tenho plena certeza que, ao olhar para trás, construí uma carreira potencializadora de sonhos e transformações, todo gremista FNG levará algo com ele depois disso tudo e, sem dúvida, quem ganhou sendo coordenadora desse colegiado fui eu, cada abraço e sorriso de felicidade por terem conquistado algo vale mais do que qualquer coisa, ou apenas por agradecerem por terem começado a confiar neles mesmos.

Alguns acreditam que foram 7 anos “viciados” e, realmente foi, um vício benéfico, de olhar para um aluno o qual ninguém mais acredita e enxergar uma possível mudança, onde a “moeda de troca” sempre foi o respeito e confiança no ser humano! Me orgulho de ter feito parte dessa história e principalmente daqueles que foram os grandes protagonistas dela, história essa que encerra um ciclo e permanecerá viva naqueles que foram alcançados pelo Futuros Nova Geração.


Professora Juliana Christie - Facilitadora do Grêmio Estudantil" 



"Toda história tem seu começo, meio e fim, e após 7 anos de caminhada na estrada do protagonismo juvenil, calçados com a humildade, competência, força de vontade, respeito, trabalho voluntário e muita responsabilidade é chegada a hora de encerrar, fechar as cortinas, guardar as camisetas e levar no coração essa incrível atuação. O Futuros Nova Geração agradece a todos que, diretamente ou indiretamente fizeram parte desse legado, sejam eles, professores, gestão, colaboradores, amigos, parceiros, simpatizantes e principalmente a todos os gremistas, uma vez FNG sempre FNG, sem vocês nada disso teria acontecido, valeu a pena toda e qualquer participação, desde um simples carregamento de livros até a elaboração de propostas pedagógicas de atuação. Deixamos nossa história para quem quiser acompanhar, ela está marcada e registrada no mar do protagonismo juvenil, sempre lutamos por dias melhores e esses dias chegaram, e não deixarão de existir. O Futuros Nova Geração foi além de um simples Grêmio Estudantil, foi uma família, que mesmo passando por alguns conflitos, não perdeu a essência da sua formação até o seu encerramento, deixamos o ambiente que fizemos parte por 7 anos, com a certeza de que fizemos um trabalho que permanecerá vivo, nas memórias e nos corações daqueles que caminharam conosco. Desejamos boa sorte aos novos colegiados que darão continuidade aos trabalhos. A vida é uma eterna aprendizagem e, sobreviver nessa selva é um desafio diário, sempre achamos que os reis da Selva eram os leões, mas aprendemos que não é bem assim, sozinhos podemos ser indefesos mas juntos, em manada, como Búfalos, mostramos que unidos chegamos mais longe!"

Futuros Nova Geração. 




Agora é com vocês: Grêmio Estudantil CONEXÃO DA JUVENTUDE CONSCIENTE - C.J.C

Créditos: Direção de Comunicação e Imprensa - CJC.


Desejamos boa sorte e ACREDITAMOS no potencial de todos vocês! 

Esse blog permanecerá ativado apenas para pesquisas e consultas sobre a história de atuação do FNG, essa foi a última postagem que vocês acompanharam por aqui :'). 

Agradecemos todo o carinho e respeito e, convidamos vocês para acessarem o site do C.J.C e curtirem a pagina deles no Facebook e começarem a acompanhar o desenvolvimento do trabalho deles! 









A assinatura dessa última postagem é feita por todos aqueles que fizeram parte dessa história. 

#UmaVezFNGSempreFNG


Um comentário:

  1. É impossível ler essa última postagem e não se emocionar a cada palavra... A cada momento que descia mais para continuar, passava um filme na minha cabeça de TUDO que eu já passei e já aprendi junto ao Futuros Nova Geração, talvez tenha sido pouco e talvez tenha sido NADA para algumas pessoas de fora, porém, para quem realmente vestiu a camisa e arregaçou as mangas para o dia a dia um ao lado do outro, sabe a tristeza que bate ao saber que realmente na prática, ACABOU.
    Agradeço demais a todos aqueles que me deram oportunidade de poder participar deste grupo, ou melhor, desta família! Sem palavras á tudo que eu aprendi para minha vida pessoal e até mesmo profissional! #UmaVezFNGSempreFNG
    Boa sorte ao CJC!

    ResponderExcluir