Quem Somos?

FUTUROS NOVA GERAÇÃO


HISTÓRICO DE ATUAÇÃO 


2 0 0 7
A E.E. Oswaldo de Oliveira Lima já incentivava os alunos a se organizarem em Grêmios Estudantis, porém, as chapas que eram eleitas apresentavam um mandato fundamentado em ações que não atendiam as responsabilidades oficiais do Colegiado. As atividades eram limitadas em ‘Campeonatos de Futsal e Música no Intervalo’ o que não agradava os alunos. No fim desse mesmo ano nasce um grupo de alunas a vontade de realizar, de fato, um trabalho intensivo na Escola por meio do Protagonismo Juvenil no qual envolvesse alunos, professores, Gestão e comunidade. Com o apoio da Professora Juliana Christie essas alunas começaram a planejar quais seriam essas atividades que constituiriam as propostas para uma chapa no ano seguinte.

2 0 0 8
À vontade e o desejo de mudar a realidade da escola com ações e projetos que realmente atendessem as definições de um Grêmio Estudantil foi transformada em uma chapa, a “Nova Geração”. A chapa era formada apenas por 7 meninas que, apresentaram propostas inovadoras que ganharam a confiança e os votos dos alunos no presente ano, o grupo foi eleito para representar a Diretoria do Grêmio Estudantil com uma extensa diferença de votos para a chapa que ficou na segunda colocação. Nesse ano, nasce o NOVA GERAÇÃO. 

2 0 0 9
A partir desse ano foram ocorrendo transformações provocadas pela vontade do aluno em tornar a sua escola um espaço melhor, com ações intensivas que movimentaram a unidade escolar, a chapa Nova Geração conquistou seu espaço. Os alunos foram surpreendidos com ações que jamais haviam vivenciado com as chapas anteriores: Projeto sobre preservação do patrimônio público, palestras e debate com os alunos sobre bullying, drogas, gravidez na adolescência e preconceito com profissionais especializados no assunto, limpeza e pintura da quadra esportiva, campeonatos esportivos com objetivos pedagógicos, oficinas de teatro e dança ministrada pelos próprios gremistas aos alunos durante a semana no contra turno e nos finais de semana, socializações entre os alunos nas datas comemorativas... Entre outros. 

2 0 1 0 – 2 0 1 1 
A cada ano que se passava a chapa foi sendo reeleita (2010 e 2011) e conquistando cada vez mais os alunos, direção e professores, tudo isso gerando uma relação jamais vista ou vivenciada na escola, todos unidos em prol de uma realidade diferente, todos buscando por meio de ações a melhoria no ensino-aprendizagem dos alunos, objetivando não apenas formar um aluno com competências e habilidades referentes à educação, mas formar alunos cidadãos, que além de participar de sua realidade, que ele pudesse modificá-la. Nesse tempo, entre uma eleição e outra, novos alunos quiserem participar da chapa também, tudo isso, por verem e vivenciarem um trabalho sério, comprometido e fundamentado na vontade de melhorar cada vez mais a escola. 

Foram anos de muito trabalho, ninguém conseguia parar essa Nova Geração, obstáculos não foram suficientes para impedir a prática da cidadania e, os caminhos rumo ao Protagonismo Juvenil foram sendo caminhados. No final de 2011 as 7 meninas que iniciaram a chapa “Nova Geração” formaram-se no Ensino Médio e tiveram que seguir suas vidas fora da escola, mas o legado continuou, o que foi realizado por elas está registrado na história da E.E. Oswaldo de Oliveira Lima.  

2 0 1 2
Com as alunas que criaram o “Nova Geração” formadas no Ensino Médio o que parecia era que aquele grêmio acabaria por ali, mas não, as mudanças não cessariam por ai... Um novo grupo de alunos que já participavam das ações no “Nova Geração” propõem a Professora Juliana Christie que eles permaneçam com a chapa, onde concorreram e venceram a eleição com um novo nome: “Futuros Nova Geração”. O ano de 2012 foi uma nova caminhada com velhos passos, passos esses que transformaram uma realidade, com o mesmo espírito que motivou as 7 meninas, esse novo grupo assumiu a Diretoria do Grêmio da E.E. Oswaldo de Oliveira Lima. 

Força de vontade, determinação e muito trabalho foram marcas registradas dos que fizeram do “Futuros Nova Geração” um Grêmio Estudantil ainda mais atuante, participativo e democrático que passou, além de atuar dentro da escola, visitar outras unidades escolares para orientar e ajudar os grêmios estudantis no aperfeiçoamento de suas ações enquanto colegiado representativo dos alunos, pois além de viver o nosso sonho, também tivemos a oportunidade de vivenciar com os outros o mesmo sonho caminhos e desejos, início de ações referentes o Protagonismo Juvenil com os educandos da 5ª série 6º ano (EF) objetivando uma formação que fizesse com que eles se interessassem desde cedo, a participarem das ações do Grêmio Estudantil em busca de uma escola melhor,  além de registrar as ações na 'Agenda PEA' (que é a Agenda 21 Escolar) e desenvolver as atividades por meio do pensar e do agir Sustentável,  começando a realizar o Projeto Político-Pedagógico da Unidade Escolar como base e fundamento para todas as ações e projetos. Foi o ano em que essas ações intensivas foram reconhecidas pela D.E.R- Suzano como um Colegiado participativo e referência no município de Suzano e Ferraz de Vasconcelos. 

2 0 1 3
Foi uma escalada para o mundo Político-pedagógico, social e democrático transformador onde “pulou o muro da escola” e avante seguiu em terrenos desconhecidos para uma era de aprofundamento em ações, vivencias, atitudes, posturas e conquistas com todas as ações pautadas no “PPP” da Escola. Intensificou as orientações junto aos demais Grêmios Estudantis da região. 

Para um amadurecimento político atitudinal passou a frequentar e atuar nas Conferências das Secretarias do Governo Municipal em seus diferentes segmentos (Conferências: Educação, Meio Ambiente e Social). Com essas vivências holísticas o Grêmio atuou efetivamente junto ao Colegiado da Unidade Escolar por meio das ATPCs, Planejamento e Replanejamento, Construção do PAP e Plano Gestor, Reunião de Setor, Conselhos de Classe, Bimestre e APM. Com grande destaque na articulação da IV CNIJMA (Conferência Nacional Infantojuvenil Pelo Meio Ambiente). Instituiu o projeto "Grêmio Mirim" que foi uma grande ponte de ligação criada para os alunos da 5ª série 6º ano (EF) com o futuro deles mesmos para a escola e sociedade.   A Educomunicação do Grêmio (http://futurosnvg.blogspot.com.br/) é também um espelho para as demais Unidades Escolares, o Blog possui atualmente mais de 50 mil visualizações que não param de aumentar dia após dia. (Número atualizado em 15/07/14)

Todo esse longo e difícil, mas gratificante, caminho rumo ao Protagonismo Juvenil fez com que, o “Futuros Nova Geração” fosse contemplado com o “Prêmio Destaque 2013” pela D.E.R – Suzano na categoria de melhor Grêmio Estudantil da região. Além disso, foi o ano em que a Rede Estadual da Educação conheceu esse trabalho por meio do reconhecimento vindo da SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO com uma reportagem publicada no Portal da Educação que serviu de referência para os mais de 3.000 mil Grêmios Estudantis atuantes nas escolas estaduais. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário