quinta-feira, 1 de maio de 2014

Peça Teatral: 'Shanta Cheia'

A palavra cultura abrange várias formas artísticas, mas define tudo aquilo que é produzido a partir da inteligência humana. Ela está presente desde os povos primitivos em seus costumes, sistemas, leis, religião, em suas artes, ciências, crenças, mitos, valores morais e em tudo aquilo que compromete o sentir, o pensar e o agir das pessoas. 
              Fonte: http://www.brasilescola.com/cultura/

                               Mais um sonho realizado!

É a partir dessa premissa e visando desenvolver uma atividade pedagógica em detrimento da semana de páscoa, que surge ainda no final do ano de 2013 a “ Shanta Cheia”. A ideia partiu em decorrência de uma conversa estabelecida entre os professores: Valter (Juninho), Marina e Geane, com finalidade de dar continuidade ao projeto intitulado “O Auto da Arca”, realizado pelos professores responsáveis pelo PAA, com apoio dos demais docentes e o Grêmio Estudantil,  no mês de dezembro de 2013.

Atentando ao fato de vivermos em uma sociedade onde a solidariedade é primordial para alcançarmos uma integração mais justa, onde o amor e carinho pelo próximo vem se perdendo cotidianamente. A proposta teatral teve por finalidade desenvolver esses aspectos, cientes de que a cultura deve estar próxima e inserida no ambiente escolar, seja a mesma erudita ou ainda priorizando aspectos popular. A “ Shanta Cheia” buscou trabalhar com os educandos temas bíblicos, mas com caráter inovador, uma releitura da ressureição de Cristo, sem apelo ideológico. O arrependimento, a luta entre o bem e o mal e a capacidade que o ser humano tem de se renovar, se transformar e de fazer justiça através do amor ao próximo. Resumidamente isso foi o ápice para o trabalho como um todo. 

Ainda, a proposta de trabalho, atentou para inserir pedagogicamente, alunos com dificuldades de concentração, de aprendizagem e aceitação entre seus pares.  A identificação com os personagens, o desenvolvimento de valores que emergem nas soluções de problemas, que o evento pode mostrar, salientou as atitudes de cidadania e a convivência com os diferentes, de forma lúdica e sensível. 

Para concluirmos não poderíamos deixar de agradecer especialmente as Professoras Marina Galeano, Sonilde Moricone, e aos nossos adoráveis e queridos alunos que se dedicaram e deram o sangue para apresentar o verdadeiro espetáculo que foi, cada um dentro da sua expressão, do seu talento, da sua postura e do seu respeito, foram nesses conjuntos que eles abrilhantaram com um verdadeiro “SHOW TEATRAL” ....simplesmente sem palavras....PARABÉNS !  


YASMIM                             7 ANO B                   (PIKARGUE)
MAURICIO                         7 ANO J             (OVELHINHA DOLLY)
GABRIEL GOMES              7 ANO F               ( MARGARIDÃO)
NATACHA                          7 ANO H               (COELHA JUSTINA)
ALINE                                  7 ANO J                    ( MARIA)
MATHEUS                           7 ANO B               (OLIVEIRNHA BOA)
NAWANY                            7 ANO C               (OLIVEIRINHA BOA) 
YARA                                   7 ANO D              (OLIVEIRINHA BOA) 
CAMILA                              7 ANO B               (OLIVEIRINHA MÁ)
RICHARD                            7 ANO E               (OLIVEIRINHA MÁ) 
WELLINGTON                   7 ANO D               (OLIVEIRINHA MÁ) 
NATHANAEL                     7 ANO E                ( OLIVERINHA MÁ) 
RYAN                                 7 ANO C                  (RELAMPAGO) 
ALLAN                               7 ANO H                  ( GIRICONE ) 
DEBORA                            7 ANO C                 ( GIRONILDE) 
GABRIEL BATISTA           7 ANO F           ( Sr SUSTENTABILITE ) 
MARIANA                          6 ANO B                    ( Sr ªPEA) 
MARCELO                         7 ANO D            (HOMEM DE NAZARÉ) 

                                                                                                    Profª Geane Rodrigues Gomes
                                                                                                    Profº Valter Junior Nogueira





(Fotos: Direção de Imprensa "FNG")




Momentos antes da apresentação do teatro



Coordenadora Geral do Grêmio Juliana Christie abrindo o evento

Alunas do período da manhã, se apresentam no período da tarde.



Alunos e Alunas apresentam a coreografia da música 
"Lepo Lepo"

Proposta Pedagógica da Ação: Plano de Aula


SISTEMA SOLAR / LEPO LEPO.


JUSTIFICATIVA: 

A sala do sétimo ano A, é composta por alunos excelentes. Porém vinha apresentando muitos problemas de indisciplina e aproveitamento nos estudos e foram feitas varias intervenções. Os pais de um grupo de alunos que estavam apresentando maiores problemas já haviam sido chamados, os professores e a coordenação já haviam feito encaminhamentos na sala e com a sala e os problemas continuavam. Numa aula de ciências e num logo diálogo com a sala traçamos algumas metas para mudar esse quadro triste. A sala estava sem participar das atividades extraclasses por conta do comportamento, então num contrato pedagógico firmado entre a professora Marina e o aluno decidiu-se que se eles apresentassem melhor rendimento e melhor comportamento  isso em todas as aulas e intervalo. Seria permitido a eles elaborarem algo para a sala realizar, porém tudo deveria atender os temas estudados nas aulas de ciências. Os dias se passaram a sala teve uma melhora e então fomos construir a ação. O tema de estudo da ocasião era a representação do sistema solar, previsto na situação de aprendizagem 5 do Caderno do Aluno Volume 1 de Ciências.

ROTEIRO DE EXPERIMENTAÇÃO:
O Roteiro de Experimentação pede que imaginemos a sala de aula como o espaço que você tem para representar o sistema solar, em grupo com seus colegas, construa os astros que você imagina que existam no sistema solar utilizando massa de modelar, argila ou outros.

Ao representar os Astros, preste atenção nos tamanhos e nas distâncias envolvidas. A Ideia é representar o sistema solar, comparando os tamanhos dos astros e das distâncias entre eles.
Depois que construir seu sistema solar que tal mostrar para a classe o resultado de sua “viagem pelo Sistema Solar” ROTEIRO EXISTENTE NA PAGINA 35 DO CADERNO DO ALUNO VOLUME 1 DE CIÊNCIAS.

Este era o roteiro que eu tinha para trabalhar com a sala que não parava de cantar o “lepo lepo”. Então porque não tornar esta música um recurso para o tema em estudo e para tentar trazer uma melhoria no comportamento do aluno e no aproveitamento de estudos e trabalho em grupo.

PRIMEIRA AULA:
Pedi aos alunos que pensassem alguma coisa envolvendo o sistema solar de acordo com a comanda do roteiro, e a musica “Lepo lepo” de imediato a sala deu inúmeras sugestões, se alguém passasse no corredor diria que não tinha professor na sala. Mas foi  muito proveitoso, porque eles decidiram apresentar o sistema solar com uma coreografia, formou-se então os grupos que faria os figurinos, a coreografia e a pesquisa sobre o sistema solar.

SEGUNDA AULA:
Desenhei o sistema solar na lousa e o apresentei à sala, em seguida fomos para o pátio e a sala decidiu que faria a apresentação do sistema solar por meio da diferenciação de temperatura e o que o termo “lepo lepo” representaria  a incidência do sol nos planetas, onde temos as diferentes temperaturas em função da distância dos planetas em relação ao sol.

Com esses encaminhamentos os alunos apresentaram a coreografia e os figurinos, onde os planetas quentes são representados por roupas de verão e os frios por roupa de frios, e na apresentação do posicionamento da coreografia os planetas quentes ficam na frente os frios atrás e ao redor dele ficam os meteoros representados pelos meninos. 

TERCEIRA AULA:
Ensaio e construção de texto coletivo sobre o tema.

QUARTA AULA: 
Ensaio.

QUINTA AULA: 
Avaliação por meio da apresentação da coreografia. 

“NADA SUBSTITUI O PRAZER DO APRENDER A APRENDER”, no redesenhar o Currículo do Ensino Fundamental.

Professora Marina Galiano. (CFB)






Antônio Marcos (Vice Direção)


Alunos no momento da apresentação do teatro. 


PROJETO GEOGRAFIA EM TERRITÓRIO. 

RESPONSAVEL: PROFª GEANE RODRIGUES GOMES (GEOGRAFIA)

TEMA: PÁSCOA.

AÇÃO: PEÇA TEATRAL - “SHANTA CHEIA”.
CHANTA SHEIA:
GÊNERO: MUSICAL TRÁGICO/CÔMICO 
AUTORIA: JUNTOS E MISTURADOS – PROFESSORES: GEANE, SONILDE, MARINA E ALUNOS.
DIREÇÃO: PROFESSORA GEANE.
CODIREÇÃO: PROFESSORA SONILDE.
MAQUIAGEM: PROFESSOR VLADMIR 
CENÁRIO: GRÊMIO ESTUDANTIL “FNG”
SONOPLASTIA: JUNTOS E MISTURADOS, PROFESSORES GEANE, MARINA E SONILDE.
FIGURINOS: JUNTOS E MISTURADOS - PROFESSORA ALAÍDE.

SINOPSE:
A peça é um redesenho da Santa Ceia, que traz o contexto da páscoa por meio dos seres vivos, animal e vegetal da unidade escolar. O texto mostra um diálogo entre esses seres vivos na busca do bem e a cultura de paz por meio da música e a interação do existir, mostra também a constante luta do bem e do mal.

















Todos reunidos após o teatro



O TEMPO DE SORRIR CHEGOU

Então é natal e o que você...
Ei, ei... Não é mais natal !!!
Não!!!
NÃO!  Agora é PÁSCOA.
É páscoa! É páscoa, hummmmmm chocolate, 'adoro'.
Sim! Páscoa, chocolate ressurreição, ressurgir como fênix, recuperar, reciclar, ‘reolhar’ e redesenhar a vida com humildade e amor. 

De pés descalços andar pelos caminhos das abelhas jatais... Ah... elas não andam...  Elas voam... Então voemos e façamos nossas vidas doces como o mel das jataís, cuidemos uns dos outros como as aranhas tecem suas teias, busquemos novos caminhos na estrada do cuidar do menor e dos mais necessitados, como fazem as corujas  ao “defender seu toco”, nos limpemos do que não nos faz bem até porque é do excremento que vivem os escaravelhos, bem, tudo tem sua função e o seu porque, e as árvores então?... Ah... Se não fossem elas de onde viria à madeira para a “cruz de CRISTO”? Portanto, sem as árvores não existiríamos.
Que a exuberância das flores, o perfume dos jardins, o frescor da relva, a beleza de um espelho d’água a pureza do sorriso de uma criança traga o seu tempo de sorrir nessa páscoa e o chocolate que delicia!!!!!!!

FELIZ PASCOA E BOA SHANTA CHEIA A TODOS

 Texto autoria. PROFESSORA MARINA GALIANO. (CFB)




 Juliana Christie - Coordenadora Geral
 Kauanny Paulino - Secretária Executiva
 Emerson Silva - Assessor

 ORIENTAÇÃO GERAL: *CAMILA MENEZES

Nenhum comentário:

Postar um comentário