domingo, 30 de março de 2014

Conscientizando Nossos Alunos.

No dia 26/03/2014, o Grêmio Estudantil Futuros Nova Geração apresentou seu projeto aos alunos, no período da manhã e tarde. O próprio nome do post já diz sobre o que vamos dizer, CONSCIENTIZANDO NOSSOS ALUNOS!!!

Por quê deste título? Após passar uma reportagem de escolas com situações precárias no Norte e Nordeste do país que chamou a atenção de todos nós no Fantástico (Globo), decidimos colocar isto em prática na nossa escola, para que os alunos que a utilizam vejam o avanço da Unidade. Logo depois de conversarmos com a Coordenadora Geral do Grêmio Estudantil Juliana Christie, mostramos a reportagem e com o Grêmio Estudantil totalmente reunido mostramos nossa proposta.



JUSTIFICATIVA: 

A nossa justificativa para realizar essa ação é resumida em uma frase, cuja autoria é de Paulo Freire: 

“Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes.”


OBJETIVO GERAL:  

Passar aos alunos da E.E. Oswaldo de Oliveira Lima a Reportagem exibida pelo "Fantástico" da Rede Globo de Televisão que surpreendeu o Brasil ao mostrar, em detalhes, o "raio-x" da nossa Educação. A Série de Reportagem chama-se "Educação.doc". 


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Apresentar a proposta na ATPC, solicitando aos professores e Equipe Gestora, espaço e apoio na realização da ação. 

Sendo a Proposta aprovada, estipular uma data e horários mediante aceitação coletiva.

Apresentar aos alunos a reportagem para uma SENSIBILIZAÇÃO e em seguida, promover um diálogo sobre o assunto visando uma CONSCIENTIZAÇÃO dos mesmos.





Reportagem disponibilizada no Site da Rede Globo: 




A proposta foi passada a Direção e Coordenação e foi aprovada pelo grupo, deixando claro que iriamos expor e deixar aberta a rede de opiniões e críticas na ATPC dos três turnos que compõe a escola. E assim foi feito, passamos na ATPC do dia 18/03/2014 para todos os professores e Equipe Gestora, na ocasião, também apresentamos o vídeo da Reportagem (o qual fez muitos professores se emocionarem com a situação que foi apresentada) que concordaram com a ideia e apoiaram a iniciativa do Grêmio Estudantil. 

A metodologia de apresentação da Reportagem aos alunos foi decidida em comum acordo nas ATPCs do dia 18/03/14. 


Fotos: Kauanny Paulino e Emerson Silva 



Gremistas reunidos no final da ATPC:
Giovana Alves, Kauanny Paulino, Professora Juliana Christie e Igor Augusto. 


Coordenadora Geral Juliana Christie e Diretor de Imprensa Igor Augusto participando da ATPC.

Professores assistindo ao vídeo que seria mostrado aos alunos.

Parte do vídeo sendo apresentada.

Momento de fala da Coordenadora Geral Juliana Christie.


Professores do Noturno assistindo ao vídeo.

Professores assistindo ao vídeo.

Coordenadora Geral Juliana Christie e PCA-GP Edna Yumi.

Gremistas Giovana Alves, Kauanny Paulino e Igor Augusto em um debate sobre o vídeo.




REALIZAÇÃO...!!! 


Marcado para o dia 26/03/2014 (Quarta-Feira), assim fez o Grêmio Estudantil. Passamos aos alunos e contamos com perguntas, opiniões e o que menos esperávamos, um depoimento de um garoto. Que relatou ao final do vídeo que veio de Pernambuco a dois anos e estudou em uma escola, com as mesmas situações que apresentam o vídeo.



     Professora Juliana Mara (Língua Portuguesa) comentando sobre o vídeo com os alunos.

           Professora e Coordenadora Geral do Grêmio Estudantil Juliana Christie em seu momento de fala.

Gremista Giovana Alves, no momento de fala do Grêmio Estudantil.


Alunos assistindo ao vídeo.

Gremista Igor Augusto, dialogando sobre o vídeo com os alunos da tarde.

Alunos dando suas opiniões sobre o vídeo.



Após os alunos assistirem ao vídeo, o Grêmio Estudantil abriu um diálogo pedindo aos alunos para que falassem o que acharam, e o que mais os impactaram. Logo em seguida a mensagem foi entregue aos alunos, o GRÊMIO FALOU que muitos não dão valor ao lugar onde estão, a merenda que tem, os professores super qualificados que estão sempre dispostos a ajudá-los, da gestão, do ambiente maravilhoso que estão, e não dão o devido valor. Visando isso, os professores se comprometeram a desenvolver um trabalho com a classe com uma reflexão sobre tudo oque foi visto e dito. Em breve os trabalhos estarão sendo expostos ou apresentados na escola.



O que nos motivou a fazer essa ação junto aos professores e alunos? 

A resposta para essa pergunta é bem simples, mas significativa. Entendemos que, não basta sabermos dos problemas que nos cercam, precisamos FAZER ALGO PARA MUDAR, nem que seja a coisa mais simples do mundo, mas que seja feita! A situação retratada na reportagem é o Raio-X da  Educação Brasileira, constatamos a situação das escolas do interior do Norte e Nordeste e identificamos a necessidade de MOSTRAR aos alunos através dela, o que os mesmos possuem e não valorizam. É preciso conhecer a verdadeira realidade para que ocorra uma conscientização. E assim foi feito! 


O que ficou depois disso? 

Ficou o entender por meio do fazer, a sensibilização para a conscientização, o conhecer a realidade para uma transformação de pensamentos e ações! 

Durante a apresentação da Reportagem e no decorrer dos Diálogos promovidos pelo Grêmio notamos as reações dos alunos... Foi algo surpreendente! VALEU A PENA!!!

...Ao longo da publicação, citamos Paulo Freire e, é com ele que encerramos essa postagem: Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.


E você? Apenas faz parte do mundo, ou procura transformá-lo? 






                                                                                           Coordenadora Geral - Juliana Christie

                                                                             Diretor de Imprensa - Igor Augusto
                                                                                
                                                                      Secretária Executiva - Kauanny Paulino
                                                                                                   
                                                                                       Assessor - Emerson Silva

 ORIENTAÇÃO GERAL: *CAMILA MENEZES


19 comentários:

  1. Acho que a proposta do vídeo em consideração da conscientização foi legal e tudo mais, somente acho que deveriam perceber que os adolescentes de hoje não ligam pra essas coisas. Essa geração inútil, imprestáveis dão nojo, são podres tanto por dentro como por fora, e creio que o grêmio faz essas "conscientizações" apenas para gerar "frutos" a própria escola...
    A escola deveria primeiro pensar e combater os males que atinge a escola, tanto eu como vocês sabem o que é... não é mesmo ? ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado leitor do Blog “Futuros Nova Geração” (Alex)

      Primeiramente gostaria de agradecer pelo comentário e por prestigiar nossas ações acessando nosso Blog.

      Nossa ação junto aos alunos serviu de sensibilização para uma conscientização não somente referente o assunto abordado na reportagem, durante o diálogo muitos outros temas foram abordados tanto pelos alunos, quanto pelos gremistas que estavam conduzindo a conversa. Quando o aluno respeita e valoriza sua escola e seu espaço, ele se permite um novo modo de aprender, com isso acontecem mudanças causadas por eles mesmos. Não acredito que essa geração seja como você a definiu, visto que, se for olhar por esse lado, nada que possa ser feito teria algum valor. Como citado na postagem, “não adianta apenas sabermos do problema, temos que fazer algo para mudar”, e foi isso que fizemos. O que não podemos fazer, é sermos acomodados nesses problemas e entender que não tem solução, tem solução sim! E o histórico da E.E. Oswaldo de Oliveira Lima é prova viva disso.

      Você disse que, tanto você quando nós sabemos desses males, procure-nos para conversarmos melhor pessoalmente.

      Juliana Christie - Professora Coordenadora Geral do Grêmio Estudantil

      Excluir
    2. Para que ?
      - Vocês mesmo não aceitam a opinião de terceiros, sempre acham que estão certo, eu falo como aluno, falo também por professores que conheço e acha que o grêmio não é somente colocar milhares de anúncios sobre Bullyng quando os mesmo, praticam...
      Reconheço que não é toda escola que tem esse "grêmio", poderia servir de influencias a outras escolas, mas ....
      Existes diversos assuntos a serem tratado...

      Excluir
  2. Boa tarde caro colega!
    Tenho para mim que você não fala em meu nome quando você ofende ridiculamente o GRÊMIO sendo que acompanhei desde o nascimento e crescimento do mesmo, me formei e trabalho nesta instituição, assumo o que falo, seja uma critica direta positiva ou negativa.
    Alguém que cria um FAKE sem mostrar a que veio não deveria nem receber resposta.
    Uma informação extra “O GRÊMIO não esta a frente do projeto Bullying e sim a medição”
    Sou Janice Santos e se quiser mostrar realmente a cara pode vim trocar ideias, sempre estamos abertos a críticas construtivas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perai... acredito que você como professora não saiba o que é uma ofensa, a parte que se refere; "você ofende ridiculamente o GRÊMIO " eu em momento algum ofendi o mesmo ou a escola, somente acho que tem diversos assuntos e posições que a escola não toma, juntamente com o grêmio que deveria pensar em acabar com as drogas e os desrespeitos dentro das salas de aula...
      Conheço alunos do grêmio e sei muito bem, que eles mesmo não respeitam os professores, "tiram, zoam, fazem brincadeiras sem graça"...
      E outra eu to pouco me importando se você viu ou não viu o crescimento dele, somente dei uma opinião sobre o assunto...
      Acompanho o trabalho do grêmio, pelo o site e acho sim, que eles fazem coisa boas e legais, mais deixam a desejar pois os próprios (alunos) não dão o exemplo dentro da sala de aula....

      E ACABOU O ASSUNTO...

      Excluir
  3. Bruna Angélica de Souza31 de março de 2014 às 12:50

    Eu acho engraçada a fala sobre os alunos que não respeitam professores em sala de aula, isso nada mais é que falta de postura dos professores em sala de aula do que a falta de respeito dos alunos. Fui e sou, em algumas salas ainda, professora eventual nessa instituição ( fora os 4 anos tmb como eventual em outra escola, e me orgulho em falar isso) e nunca tive problema com falta de respeito com aluno, principalmente alunos ao que o senhor se refere como aluno participante do grêmio, mas isso graças a minha postura e formação como professora em sala de aula, e sabendo lidar com espaço um do outro, tanto de alunos quanto de professores. Pois, para se manter o mínimo básico de respeito entre seres humanos (sim pq aqui estamos falando seres humanos, não importa se sejam bons ou não) deve-se primeiramente saber respeitar o espaço alheio. Se vc não respeita o aluno, o mesmo não lhe respeitara. Claro que existem um ou dois que irão bater de frente com você, mas isso não define ou lhe dá o direito de generalizar.
    O que eu acho mais engraçado ainda, é o fato da pessoa querer expor sua opinião , mas ao mesmo tempo expõe de um forma que não sabe se expressar, e qnd as pessoas compreende de um determinado jeito ela ainda sai como não saber de um determinado assunto, como foi o caso da professora Janice, citando o fato de que ofendeu o grêmio.... Se expresse melhor da próxima vez então para que todos possam compreender determinada fala, pois a forma como se colocou da sim a entender que o senhor, Senhor “AlexX” ofende sim o grupo ali citado.
    E referente ao que o senhor diz sobre : “Vocês mesmo não aceitam a opinião de terceiros, sempre acham que estão certo, (...)”... o senhor tmb está de nota zero, pois o mesmo não aceita opinião de outros, quando lhe foi colocado opinião de outro professor, o senhor respondeu logo e quis colocar um ponto final no assunto com “E ACABOU O ASSUNTO...”, assim sendo, com essa forma o senhor tmb passa a não aceitar criticas, opiniões e afins querendo ser o senhor o único dono da razão. Então antes de apontar dedos na cara dizendo que determinados professores ou grupo não aceitam opiniões, reavalie sua forma de agir, escrever se expor entre outros. Se você quer respeito de alunos os respeite, se o senhor quer que aceitem sua opinião sugestões e afins passe aceitar o mesmo dos outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Affs, tive que ler tudo isso mesmo...

      Bom não vou aceitar as criticas e opiniões de vocês, pelo simples fato da escola não ser minha, e sim daquela diretora molenga e gaga.
      Eu tenho meu jeito de pensar. Fim de Assunto
      Seria melhor eu nem ter começado a falar, sobre os podres do Oswaldo de Oliveira Lima.
      Não quero ser respeitado, até porque não dou ousadia para essa geração "podre".
      Também dou Aleluia que sai dessa escola...

      Tchau

      E só pra constar me chamo Alexsander mesmo...

      Excluir
    2. Que fique claro que o senhor leu pq quis, assim como qualquer um que acessa um blog. Se você acessa um blog e com intuito de ler ou interesse em algo, ja se conclui por ai que se vc dedicou sua noite de domingo, e seu dia inteiro a postar aqui e pq algo aqui o chama muito atenção.
      Só pelo fato do senhor tratar aos alunos como geração podre ja mostra o quanto o senhor nao da ousadia a eles, ate pq se nao desse mesmo, não teria do que estar reclamando. Agora quanto a sua fala da escola ser da diretora que o senhor a chama de molenga e gaga, notamos que o senhor sabe bem do que fala, pois a escola não e da diretora, e do estado, e da comunidade é um patrimônio público, ela assim como professores estão ali para formar bons cidadãos educar e ensinar aos mesmos. Além da mesma estar ali para manter a ordem e estar ao lado tanto de alunos quanto de professores, ja vi em pouco tempo que estou na instituição, ela trabalhar em prol dos dois. Espero que o senhor tenha plena consciência de suas falas pois, a mesma pode entrar com uma ação contra o senhor ( e se o senhor for p mínimo inteligente sabera muito bemmm de que ação estou a falar).
      Saiba que o Grupo Oswaldo de Oliveira Lima, que da graças de não termos mais conosco um ser com uma mente tão pequena e menos instruída cm a sua. E como eu disse se o senhor tem uma visão tão pequena de nossa escola e pq no mínimo nao manteve a postura devida seguida do mínimo de ética que o senhor deveria ter.
      Boa noite e fique claro que se leu e nao gostou de novo, o senhor leu pq quis, ou pq no mínimo não tem vida e q falta de fazer e muita e ver o circo pegar fogo e o que senhor tem de melhor para sua noite.

      Excluir
  4. Professora Valéria Catarina31 de março de 2014 às 13:02

    O jovem está em processo de formação e transformação, cabe a escola o papel de mediar o aprendizado. Lidamos todos os dias com diversidades e percalços dos quais o adolescente e personagem principal. Portanto é inadmissível dizer que “a geração está perdida”, isso implica em contrariar tudo o que um educador deve acreditar. Faço o que gosto e quando não mais esperança tiver, mudarei de profissão.
    O educando deve ter autonomia, é para isso que os estamos preparando, sugiro que “os colegas” façam o mesmo, que tenham comprometimento, só assim teremos indivíduos críticos atuantes em nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  5. Caro Alex, como aluna e gremista venho a defesa e justificativa perante o seu comentário. Se nossos jovens hoje em dia não ligam muito para essas coisas, porque não mudarmos o pensamento deles então? Se eles não gostam é porque não conhecem do assunto que foi mostrado no vídeo e eu posso te garantir que chocamos muitos que ali estavam, no momento do vídeo mesmo ou até depois em suas casas que eu tenho certeza que aquilo ficou na mente deles.. Quando você conscientiza uma pessoa, sendo ela ainda jovem, aquilo passa dos portões da escola e pode passar até de geração por geração, não desejamos mudar a escola inteira de uma vez, bem que queriamos.. Mas querer, não é poder.
    E quanto aos gremistas bagunceiros em sala de aula, pode ter certeza que isto será resolvido diretamente com os GREMISTAS. Como a Coordenadora Geral sempre faz. Diga-nos quem você é e aponte aqueles que você acha que não se encaixam ao padrão de um Grêmio Estudantil. Reveja seus conceitos.

    Secretária Executiva - Kauanny Paulino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me chamo Alexsander mesmo, não tem pra que ou o porque de mentir, criei esse gmail especialmente para isso, (até então não tinha um)...
      Creio que isso já não é mais assunto da minha autoria, também creio que muitos que estavam ali se quer ligou para o vídeo, essa é a realidade dos adolescentes. Prefiro não citar nomes, no entanto é poucos gremista mais que sujam a imagem do "GRÊMIO", POIS ACREDITO QUE SEJAM DUAS CARAS. POR FRENTE DA JULIANA, SE COMPORTA COMO CACHORRINHOS POR TRAZ SÃO PIORES QUE CAPETAS...
      Desculpe minha exaustidão... Só acho que postar frases de Jesus no Facebook não vai adianta nada pois na escola e mesmo em casa são pequenas criaturas de lúcifer. rsrsrs
      Peço desculpas... Não queria que me entendessem mal, somente fui com uma critica em fator de que a escola juntamente ao grêmio deveria tratar de assuntos como: Drogas no Banheiro Escolar, Sexo no Banheiro Escola, Falta de respeito com alguns professores... Pois eu conheço prof°'s excelentes que pegam no pé, mas não adianta...
      Foi isso então...

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  6. Que trabalho bacana, planejamento, articulação com os professores e Proposta Pedagógica da Escola, os registros (escritos e imagéticos) e o sentido de pertencimento da equipe (alunos e professores) na defesa do trabalho da escola, Parabéns, os frutos serão colhidos bem lá na frente, muita força para todos.

    ResponderExcluir
  7. Eu, Matheus Cardoso, como Ex-Aluno do Oswaldo de Oliveira Lima, fui membro do Grêmio Estudantil e posso lhe dizer que a escola faz a diferença na vida de um aluno, basta o adolescente abrir as portas da mente e deixar fluir as obras e aprendizados que os professores têm a ensinar. Como você disse "Essa geração inútil, imprestáveis dão nojo, são podres tanto por dentro como por fora, e creio que o grêmio faz essas "conscientizações" apenas para gerar "frutos" a própria escola..." O que é feito em uma Unidade Escolar(U.E) não permanece apenas dentro da unidade, e sim na vida de quem a frequenta. Sou adolescente e vejo de perto a droga devastar a vida de vários jovens, isso é triste! Pode ser mudado? Claro! Mas não é a escola que vai obrigar um Aluno deixar de usa-las. Temos o livre arbítrio e podemos escolher se queremos ser ajudados ou não. O papel do grêmio é essencial em uma escola. Somos jovens, Alex, e temos que renovar nossos ambientes, levar a luz a aqueles que estão nas trevas sem perspectivas de vida. Essa atitude que o Grêmio teve foi muito mais do que certa! O primeiro passo para uma mudança é ter consciência e saber onde quer chegar. O grêmio já tem um propósito. Se algo lhe incomoda ou que você não aceita dentro da sala de aula ou em qualquer lugar da Escola, não fique calado, apresente o problema e leve a solução. Críticas construtivas sempre são bem vindas ao Oswaldo de Oliveira lima. E como ex-aluno posso lhe dizer que tudo que aprendi no Oswaldo levarei pra vida toda. Por que nessa escola existem Grandes EDUCADORES DA VIDA, basta abrir os olhos e enxergar.


    Matheus Cardoso, Ex-Aluno do Oswaldo de Oliveira Lima.

    ResponderExcluir
  8. Não imagino que mudanças ocorram do dia para noite, o trabalho é árduo e contínuo; assim vem sendo com o Grêmio Futuros Nova Geração e uma boa parte da equipe da escola Oswaldo de Oliveira Lima; é claro que ainda há muitas coisas que devem mudar e melhorar, mas desde que nesta instituição ingressei (uns 10 anos mais ou menos, como eventual) posso afirmar e de boca bem cheia que a escola na qual trabalho melhorou e muito; também posso afirmar que em todas as situações as quais critiquei arregacei as mangas e fui, junto com meus pares, em busca de mudanças, porque criticar apenas não vai trazer as transformações necessárias. Portanto, criticar apenas não adianta meu querido, faça parte da mudança; não generalize situações as quais me parece que você não tem total domínio, é claro que infelizmente muitos jovens ainda não apresentam a maturidade suficiente para usufruir o bom da vida e se perdem no caminho, mas se você é tão esclarecido auxilie aos que ainda não se encontraram, mostre caminhos e, em alguns momentos, percorra esses caminhos junto com eles assim como muitos de nós aqui do Oswaldo de Oliveira Lima fazemos. É, ainda tem muita coisa errada, mas o mundo está do avesso, porém não nos conformamos e tentamos modificar; hoje um, amanhã outro e quem sabe um dia todos, mas não vou deixar que uma opinião estrague tudo; ah... quanto as boas opiniões e propostas de melhorias são sempre bem vindas, principalmente quando quem opina está disposto a fazer parte da mudança e da melhoria, desculpe mas acredito que você precisa melhorar a sua visão de mundo.

    ResponderExcluir
  9. Bom , ao ficar sabendo de tudo isso não me hesitei à deixar de escrever . Primeiramente , você está caindo em contradição á todo momento pelo que fala Sr ALEXSANDER . Estudei no Oswaldo desde 2011 até 2013 , era o tipo de adolescente "podre e inútil " como você se refere , sempre tive minha opinião relacionada á tudo e todos , e não deixava ninguém mudar, respondia , fazia e acontecia . Após minha entrada no Grêmio Estudantil comecei a ter uma visão diferente relacionado à tudo que eu fazia , comecei a conhecer melhor os professores por detrás de toda aquela autoridade dentro da sala de aula , via o quanto eles mereciam o meu respeito assim como meus pais , via tudo o que eles passavam de ruim para ser os melhores quando entravam em sala de aula . Sobre o Grêmio eu só imaginava um monte de aluno fingindo fazer algo pela escola , mas NO OSWALDO eu vi que era bem diferente . Apesar da sua certeza no que diz , sobre drogas , sexo , falta de respeito em sala de aula , falta de respeito dos próprios gremistas nada disso vai abalar o trabalho deste Grêmio , destes professores ou o funcionamento do Oswaldo . Mas , primeiramente vá procurar as informações direito , porque como você vê tudo isso e passa por isso se você mesmo disse que SAIU da escola ; ou seja , se você saiu você não pode afirmar com tanta certeza tudo o que disse , se você é um adolescente como todos ali na escola , como você xinga e “difama” sua própria “tribo” ? Como você pode afirmar tudo o que fala ?
    Praticamente chamando os professores , os alunos , a gestão escolar de incompetentes , incapazes de mudar uma pequena sociedade . Quem é você , o que você realmente quer , você realmente é aluno , por que não se mostra ...
    Na verdade , se você fosse tão “correto e doutrinado aluno” como aqui quer se mostrar , bastava chegar em um aluno gremista , ou na própria professora coordenadora Juliana , ou em qualquer funcionário da escola e lá falar suas críticas , opiniões o que quiser ! Porque ninguém , nunca , jamais irá lhe repreender de se expor , de se impor .. qualquer pessoa pode sim criticar , sugerir , opinar , mas , quando faz JUS do que o Grêmio faz . Se não é um vídeo , uma conscientização ou capacitação que irá mudar um pensamento jovem , junte-se à eles e faça você a diferença , faça das suas críticas ideias , e não apenas “palavras” .. porque tudo isso uma hora será esquecida , mas este Grêmio continuará correndo contra o tempo pra mudar , melhorar , ajudar no que for preciso pra tirar os “podres , os inúteis , os incapazes” desse rótulo que você impôs . Me desculpe , mas , eu que hoje não faço parte desta escola como aluna , nem como gremista mais , estou BEEEEEEM mais informada do que você . Porque eu SEI que não é á toa que este Grêmio hoje tem seu reconhecimento , tem suas escolas à capacitar , tem suas frutas podres á plantar , meu amigo à você só tenho lamentações á fazer . Pois , só criticamos quando REALMENTE temos razão . E você aqui agora , diante de todo esse *papelão* , só nos mostrou e provou mais uma vez o quanto somos unidos , capazes , e irremediávelmente continuaremos lutando pelos nossos alunos podres , porque é por eles que este Grêmio existe hoje , porque muitos deles hoje foram modificados assim como EU .
    Boa noite , e num próximo domingo procure algo melhor á fazer , pois adoramos sua visualização pois aumentou nossos números , mas , não somos obrigados à perder tempo respondendo á tantas “gozações” , temos o que fazer . TRABALHADORES DO OSWALDÃAAAAAAAAO :* BÚFALOS UNIDOS , JAMAIS SERÃO VENCIDOS .

    Sem mais

    Kássia Vieira , ex aluna , ex gremista , ex FRUTA PODRE , INÚTIL E IMPRESTÁVEL .

    Obs : tenho técnico em design de interiores , estou no meu segundo trabalho por causa deste Grêmio . Respeite MEUS PROFESSORES , MEUS ALUNOS , MEU GRÊMIO , MINHA ESCOLA .. Se você não pôde ou não quis ser um de nós , não tente contra nós !

    ResponderExcluir
  10. Prezado “Alexsander” (PARTE I)

    Ano passado eu dei a minha vida em prol do Protagonismo Juvenil visando uma escola e um mundo melhor, muitas vezes sacrificando as minhas próprias vontades para poder ajudar ao próximo. AMANDO e RESPEITANDO a MINHA ESCOLA e resolvendo participar do Grêmio Estudantil Futuros Nova Geração para que eu pudesse ajudar ainda mais a transformar o espaço que estava inserido.
    E NÃO ACEITO - N Ã O - A C E I T O em hipótese alguma ser chamado de "Geração Inútil, Imprestável, Podres por dentro e por fora".
    Seja você quem for, tem o DIREITO de expor sua opinião, mas não deveria generalizar da forma que fez que prefere ser acomodado nos problemas, que fazer algo para mudar! Sei que o que fiz foi pouco, mas tenho certeza que valerá a pena nas vidas que, com o meu trabalho eu ajudei. Não somos uma geração inútil, tão pouco imprestável, apesar de muitos jovens terem objetivos e metas diferentes um dos outros, às vezes tomam escolhas que não são certas e acabam gerando resultados negativos, mesmo assim, sempre esteve na juventude a força de movimentar um país, de sair nas ruas lutando pelos seus direitos, de morrer em busca de liberdade e democracia! Tenho orgulho de ser jovem, e mais orgulho ainda de saber que não vivo "por viver", que não estou no mundo atoa, pois já fiz muita coisa junto com outros jovens que transformaram nossa realidade! E continuarei fazendo!
    Certifique-se bem de quem está falando, e principalmente da forma que está falando. Só um detalhe, o Professor só tem respeito quando ele tem POSTURA E ATITUDE de um verdadeiro professor, que respeita os alunos e é respeitado! Conheço professores que apenas entram na sala e os alunos já se acalmam, tem muitas pessoas que são mal educadas e não respeitam de forma alguma? Claro que tem! Mas o professor deve primeiro se dar ao respeito para ser respeitado! Tenho certeza que nem isso você consegue!
    Acompanhei todos os comentários e mais uma vez me emocionei com essa UNIÃO de todos da E.E. Oswaldo de Oliveira Lima, ler comentários de alunos e ex-alunos, professores, gremistas e todos aqueles que AMAM a escola, comprova, mais uma vez que, aqui sim tem União!
    Você mostrou ser tão insignificante em seus comentários que, os fez baseado no que? Você conhece a história da E.E. Oswaldo de Oliveira Lima e do Grêmio Estudantil Futuros Nova Geração? (parece que não), pois se se conhece não teria esse pensamento e essas posturas tão medíocres. Caso você queira conhecer, posso lhe oferecer uma ‘Orientação Técnica’ exclusiva onde mostrarei todo o histórico da escola e do Grêmio. Uma escola que QUALQUER PESSOA QUE BUSQUE SABER DE SUA HISTÓRIA enxerga não somente mudanças, mas sim, identifica TRANSFORMAÇÕES!!!! É muito fácil criticar não é mesmo? Sabe o que é difícil, F A Z E R ! Coisa que você enquanto esteve na escola não fez, pois se tivesse feito, teria reconhecimento. Falando em GRÊMIO, queira me perdoar, mas esse é seu conceito referente às funções de um Grêmio Estudantil? Acabar com as Drogas e Sexo nos Banheiros e fazer com que os alunos respeitem os professores? Tenho que lhe parabenizar pelo conceito, (Parabéns) assim como você conceituou a Geração atual “Essa geração inútil, imprestáveis dão nojo, são podres tanto por dentro como por fora”, tenho alguns contatos em alguns jornais e, posso sugerir que lhe entrevistem devido sua grande capacidade intelectual...

    (Continua...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado “Alexsander” (PARTE II)

      O ano era 2012, sempre observava o trabalho do Grêmio e na escola e, no começo, achei que era bagunça (como todos acham), mas fui convidado por uma professora chamada Eliane Lino para participar de um Trabalho de Campo que seria organizado pelo Grêmio, tendo em vista a necessidade de executar o que está no Currículo do Estado. Ao saber do que iriamos fazer nesse trabalho de campo acreditei, por um momento, que não seria verdade. Até que, chegou o dia 10 de outubro de 2014 e fomos visitar a comunidade carente chamada popularmente de “Sem Terra”, foi uma experiência que JAMAIS esquecerei, e que ao ver o trabalho do Grêmio, organizando os alunos, dando apoio aos professores, entrevistando os moradores e registrando todas as ações, me fez ter vontade de fazer parte disso também. Acabei aquele dia com uma MUDANÇA DE PENSAMENTOS e com um NOVO OLHAR sobre aquela realidade que presenciei, além disso, de ter sido o Grêmio o grande articulador desse processo. O tempo passou e eu decidi falar com a Coordenadora Juliana Christie que gostaria de participar do Grêmio, fiz uma carta (simbólica, pois sempre gostei de documentos) e entreguei, e no ano seguinte comecei a atuar. Esse ano foi 2013, se eu for comentar aqui tudo o que o FUTUROS NOVA GERAÇÃO realizou junto com a E.E. OSWALDO DE OLIVEIRA LIMA ano passado (e em 7 anos de história) acredito que excederia o limite de texto nesse comentário. Fiz tudo de corpo e alma, sem visar lucro ou qualquer outra coisa que não fosse o bem estar do próximo e a melhoria na escola, eu não tinha voz antes do Grêmio, era um aluno que apenas frequentava a escola e tirava boas notas, mas com essa oportunidade eu me transformei e levarei comigo essa mudança para o resto da minha vida. Quer saber mais? Acesse o site da SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, clique na parte de “vídeos” e procura pela reportagem “Grêmio Estudantil de Suzano se destaca por participação intensa em atividades da escola”. E, comece, a saber, mais das informações antes de vomitar essa coisa que você chamou de “opinião”, pois não queremos monopolizar, muito pelo contrário, sempre permitimos a participação dos alunos.
      Parece-me que você conhece os “bastidores” do Grêmio, mas, digo que NÃO! Você não conhece! Sabe por quê? Pois nos bastidores existe muito TRABALHO e muita força de vontade, coisa que você não deve saber nem o significado! Pois bem, você citou alguns males da escola e disse que, não gostaria de revelar os podres do Oswaldo de Oliveira Lima, em qual mundo você vive? Qual a sua concepção de Educação e de escola?
      Quando não temos CAPACIDADE de, pelo menos, pensar em algo para resolver os problemas que nos cercam, passamos a reclamar e apenas criticar as coisas, já que você esteve no Oswaldo de Oliveira Lima por que não fez algo que pudesse resolver esses males que você comentou? Imagino que você fez o que as pessoas iguais a você fazem: N A D A, apenas se limitam ao “mundinho” em que vivem e servem de PLATEIA para as pessoas que realmente fazem algo.

      Você disse “aleluia” por ter saído do Oswaldo, quem deve dar PULOS de alegria somos nós! Pois o pior dos problemas que existiam foi embora, VOCÊ! ... Quando soubermos quem você realmente é, eu pago do meu bolso, afinal, por meio do Grêmio consegui meu primeiro emprego, uma FESTA, pois SOMOS NÓS quem temos que comemorar.
      Identifique-se, fale quem você realmente é, e principalmente o que já fez, tem coragem? Ou vai continuar escondido? Eu assumo o que eu escrevi:
      (Detalhe, Você NÃO vai conseguir com esse seu ‘joguinho’, destruir a UNIÃO que temos, se esse é seu objetivo, sugiro que procure outro!!!)

      - Emerson Esperidião da Silva, ex-aluno da E.E. Oswaldo de Oliveira Lima e participante do Grêmio Estudantil Futuros Nova Geração.

      Excluir
  11. Pelo inicio da sua fala ,percebe-se que seu conhecimento referente ao NOSSO TRABALHO é supérfluo , incoerente ,displicente, e dotado de criticas sem noção do que escreve.
    Para você que é ex-aluno do Oswaldo , deveria ter a dignidade de se mostrar porque aqui ninguém está falando com bicho ou indigente , todos aqui estão te respeitando ,e deveria ser da sua índole respeitar a todos, principalmente aos “alunos” pois somos nós quem devemos ter o discernimento de fazer ,ser e ter o que quisermos para nós .
    Cabe a cada ser , escolher o que é melhor para si, e o que lhe fará bem. Tudo o que fazemos em prol á comunidade , a outras escolas,aos alunos e a escola, parte de conscientização como respeitar O Meio Ambiente , como diminuir o Bullying (não é projeto do Grêmio),como manter o espaço escolar limpo e sustentável entre outras ...Se você não percebeu , nosso blog é conscientização 24 horas, mas parece que somente esta postagem lhe “acordou” para a vida.
    Não queremos globalizar assim como você fez ,porque quando á uma “fruta podre” na feira , ela é descartada , mas nós assim como já fizemos anteriormente recuperamos ...Plantamos novamente fazendo com que ela floresça e nos traga frutos bons , com os alunos não é diferente , o processo é o mesmo , recuperamos , e assim mostramos que basta fazer o aluno ver o outro lado da moeda ,talvez possa mostrar tudo o que ele estava perdendo.Não somos DEUS , nem nenhum ser maior para mudar alguém do dia para a noite,mas com as nossas conscientizações conseguimos muitos alunos refletir sobre o papel deles na sociedade , porque na vida tudo se resume a lutas e basta cada um optar por : VENCER OU PERDER ! Só aceita ser perdedor quem permite isso pra si ,e é isso que o OSWALDO juntamente com nós FUTUROS NOVA GERAÇÃO vem dia após dia lutando e mostrando nosso diferencial , não é à toa que somos reconhecidos ,não é à toa que ganhamos títulos, que ganhamos espaço ,ou melhor que temos nossa própria confiança e não será você que hoje nos fará duvidar disso . Somos capazes assim como você de mostrar , de provar, pra que , por que , como ,onde ,qual motivo viemos para cá e aqui estamos até hoje .Me desculpe, mas pela sua geração por pessoas como você que eu tenho total insatisfação , pois não procuram conhecer a verdadeira historia ,razão , existência de qualquer projeto que seja aqui postado e qual seu objetivo final.Grêmio por grêmio tem vários , mas quem realmente faz a diferença são raros ,e Eu por todos digo: Que nós fazemos a diferença , por isso inflamamos tanto pessoas como você !
    Sem mais .
    Caroline Moreira .
    1ª Secretária do Grêmio Estudantil Futuros Nova Geração – lutando por uma geração melhor .

    ResponderExcluir