segunda-feira, 10 de março de 2014

PLANEJAMENTO ESCOLAR 2014

Ao dia 05 de Março de 2014, aconteceu o primeiro dia do Planejamento na Unidade Escolar E.E. Oswaldo de Oliveira Lima, onde o Grêmio Estudantil Futuros Nova Geração fez questão de participar, como todos os anos é feito.       
                                                                                                                            
Com esta oportunidade de participação, o Grêmio pôde levantar questões e opiniões em nome daqueles que não puderam estar presentes, representando os alunos.

O que é feito em um planejamento escolar?
O Planejamento Escolar como já diz o nome, é feito na junção de todos os professores. Fazendo com que todos apresentem seus projetos que serão executados ao longo do ano. Claro, perante as leis e regras da Unidade. Dentro do Planejamento também é discutido projetos já realizados, com a proposta de melhoras e elogios ao mesmo. Sendo também, o momento de articular as ações que serão realizadas durante todo o ano letivo. 

Quem pode participar?
Todos! Sendo estes, Professores, Alunos, Direção, Funcionárias (os), Grêmio Estudantil e Comunidade.
O Planejamento na nossa escola foi "longo e duradouro" durou 3 dias seguidos. No primeiro dia tivemos a lista de pontos positivos e pontos negativos dentro de projetos  e ações dentro da escola. Todos deram suas opiniões sobre todos os assuntos abordados. Neste mesmo dia, tivemos a Análise da Gestão, onde tivemos a oportunidade de dar pontos positivos e negativos aos mesmos com opiniões diversificadas e esclarecidas.

No segundo dia de planejamento foi discutido o Idesp do Saresp na escola com a concordância de todos presentes na reunião. 

E também foi o momento em que o Grêmio Estudantil pôde se apresentar a todos os professores com a fala de nome completo e cargo exercido, dentro desta apresentação, a Coordenadora Geral Juliana Christie teve o seu momento de fala, onde apresentou a história do Grêmio e objetivos principais do mesmo, na ocasião mostramos o vídeo feito pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo o qual levou o Grêmio ao reconhecimento Estadual no ano de 2013, encerrando com uma homenagem a todos (Professores e Gestão), devido o apoio recebido na estrada percorrida nos anos anteriores. 

Também participou com a apresentação da Agenda PEA que é Agenda 21 da escola. Promoveu um debate sobre a COM-VIDA e a colaboração do Grêmio na realização dos projetos da Unidade Escolar inclusive no Pró-Emi. O Grêmio "FNG" participou nos 3 dia do Planejamento 

Já ao terceiro dia foi apresentada a Sugestão, Aplicação e Recursos, onde dentro de um slide foi montado aquilo que a escola propõe para o ano de 2014. Com todo espaço dos professores darem suas opiniões.


Neste mesmo dia, a Professora Marina Galiano apresentou os projetos de todos os professores, citando um pouco de cada um deles, deixando claro para que cada um viria, aqueles que ainda não conheciam alguns projetos, puderam tirar suas dúvidas e concluir com a oportunidade de colocarem seus projetos também. Destacando-se o Programa Ensino Médio Inovador e o Projeto de Redesenho Curricular

Fotos: Kauanny Paulino e João Vinicius. 



Planejamento Escolar (05/03/2014)

Sempre sentados à frente, estão os Gremistas do "FNG". (05/03/2014)

Alunas do Grêmio Estudantil Futuros Nova Geração debatendo sobre os pontos positivos e negativos no ano de 2013. (05/03/2014)

Coordenação e Direção promovendo o debate sobre os Pontos positivos e negativos. (05/03/2014)

Planejamento Escolar (05/03/2014)


Planejamento Escolar (06/03/2014)


Momento de Confraternização entre os participantes do Planejamento. 

Sempre sentados à frente, estão os Gremistas do "FNG". (06/03/2014)

Professora Juliana Christie, Coordenadora Geral do Grêmio 
iniciando a fala do Colegiado.  (06/03/2014)

Momento onde o vídeo realizado pela SEE-SP foi exibido, o qual emocionou muitos professores e gremistas. (06/03/2014)




Diretora Sonia Justos à frente do Planejamento. (06/02/2014) 

Gerente de Organização Escolar Ednelson Rosa á frente do Planejamento. (06/03/2014) 

Vice-diretor Marcos Moreira, PC-EM Reginaldo Cyrne, PCA-GP Edna Yumi e Diretora Sonia Juntos.  (06/03/2014)


Planejamento Escolar (07/03/2014)

PC - EM: Reginaldo Cyrne. (07/03/2014)

Professora Marina Galiano: CFB/Coordenadora da COM-VIDA
(07/03/2014)

Diretora: Sonia Justos. (07/03/2014)

Planejamento Escolar (07/03/2014)

Planejamento Escolar (07/03/2014)

Planejamento Escolar (07/03/2014)





O aluno é o ator social indispensável para que a escola se materialize; para que ela exista enquanto tal, o aluno foi e continua sendo o sujeito maior das experiências profissionais e cotidianas, no interior da instituição escolar. 

Entende-se, desse modo, que o modelo de gestão escolar pressupõe que sua efetiva incorporação e aceitação passam necessariamente por um processo de construção de alianças e, acima de tudo, da consciência de que o processo de participação traz no seu bojo a construção de projetos políticos amadurecidos, favorecendo a emergência da co-participação e a autonomia, enquanto fundamentos de conquista da gestão democrática da escola. 

O Grêmio Estudantil Futuros Nova Geração sempre participou dos Planejamentos Escolares desde sua primeira eleição, além de participar de todos os Colegiados da Unidade Escolar.

Temos orgulho de sermos PROTAGONISTAS DO NOSSO TEMPO. 


Grêmio Estudantil Futuros Nova Geração 2014. 

Essa história de sucesso e de Protagonismo continua... 
Enquanto existir caminho para percorremos, andaremos por ele, construindo uma escola mais democrática e transformadora. 

à esquerda: Carol Vieira, Gabrielly Lima, Kelly Marques, João Vinicius, Caroline Santos e Karoline Santos.

(Representantes do Grêmio "FNG" no Planejamento Escolar)



“O grêmio é um colegiado fundamental para uma escola cidadã, porque permite o protagonismo juvenil e o primeiro exercício de cidadania na sociedade. Além disso, o Grêmio é um órgão reconhecido de apoio à Direção Escolar" 
Eliane Cecílio Jorge, diretora do NUART - SEE-SP 

A democracia surgiu quando, devido ao fato de que todos são iguais em certo sentido, acreditou-se que todos fossem absolutamente iguais entre si.
"Aristóteles"



ASSISTAM AO VÍDEO SOBRE A PARTICIPAÇÃO! 

)

Fonte: Pagina do Grêmio "FNG" no Youtube





Coordenadora Geral
Juliana Christie

Secretária Executiva - Diretora de Imprensa
                                                                                                                    Kauanny Paulino

Assessor
Emerson Silva

 ORIENTAÇÃO GERAL: *CAMILA MENEZES

2 comentários: