quinta-feira, 29 de agosto de 2013

IV CNIJMA - Conferência na Escola E.E. Oswaldo de Oliveira Lima 22/08/13

No dia 24/08/13 foi realizada na E.E. Oswaldo de Oliveira Lima a IV CNIJMA – Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (Etapa – ESCOLA) durante os 3 períodos (manhã, tarde e noite). 

Todo o processo de articulação iniciou-se após as Orientações Técnicas realizadas pela Diretoria de Ensino Região de Suzano sobre a IV CNIJMA. No dia 06/06/13 os professores de Biologia foram orientados, no dia seguinte 07/06/13 os Grêmios Estudantis com seus professores Coordenadores e os Mediadores participaram da orientação sobre a realização da Conferência. 


Logo após, iniciou-se a articulação. Foi proposta a realização de uma Pré-conferência para identificação dos pontos de fragilidade da escola e uma primeira identificação que serviriam de dados para a Conferência na Escola.
Depois da realização, em consonância com os professores foi marcada a data da Conferência.  


Pela manhã, o Grêmio Estudantil Futuros Nova Geração convidou a professora Sonia Valéria Correa para realizar uma palestra sobre "Reprodução Consciente" dentro do Projeto "Prevenção também se ensina". Onde, 60 alunos acompanharam e participaram propondo que a palestra fosse estendida a todos os alunos do período, visto a necessidade de prevenção e orientação para os alunos devido a grande quantidade de alunas gravidas. 



Fotos: Gremista Gabrielly Lima


Professoras Interlocutoras da Escola Sustentável: (à esquerda) Marina Galiano (CFB) e Juliana Christie (Ed Física e PC - Grêmio) ao lado da Professora palestrante Sonia Valéria. 

Ao meio, professora Marina Galiano abrindo a Conferência no período da manhã. 

Contamos com a presença dos Gestores: Lailza Maria (Vice-Diretora)  e Antônio Marcos (PC - Fundamental) ao lado da professora Marina Galiano. 


Alunos representando as 14  salas da Unidade Escolar. 

Professora Sonia Valéria falando sobre as DSTs. 

Professora Sonia Valéria falando sobre os métodos contraceptivos. 

Palestrante Sonia Valéria encerrando a Palestra com os temas acima identificados. 


Dessa Conferência, os alunos propuseram e aprovaram que essa palestra seja ampliada para todos os alunos em outra ocasião, onde todos os segmentos da U.E. possam acompanhar. 

Momento onde os alunos votaram para oficialização da proposta feita. 





Conferência na Escola - NOITE 


No período da noite, ocorreu uma extensão do período da manhã, onde a Professora Sonia Valéria por intermédio do Grêmio Futuros Nova Geração realizou uma palestra sobre Prevenção na Adolescência com os alunos. 

A Conferência no período da noite, também contou com a representante da "Green Farm CO2 Free" que realizou uma palestra sobre Educação Ambiental. 

Represente da "Green Farm CO2 Free" - Daniele Silva.

Alunos do período da noite participando da Conferência. 

Professores Interlocutores da Escola Sustentável
Luiz Antonio Maia (História) e Marina Galiano (CFB)

Palestra sobre Prevenção, realizada pela professora Sonia Valéria. 

Professora Marina e Sergio explicando o Projeto "Horta Suspensa" 








Conferência - TARDE 


No período da tarde, ocorreu de fato a Conferência na Escola por meio da CNIJMA, respeitando as obrigatoriedades e todas as diretrizes e orientações para realização da mesma. Envolvendo todas as 14 salas (do 6º ano A até o 6º ano K e do 7º ano A até o 7º  ano C). 

Com o tema: “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis” a Conferência foi realizada tornando-se um importante espaço de diálogo, proporcionando ao aluno oportunidade de se expressar.  

Nossa Conferência foi prestigiada pela presença de importantes convidados e autoridades no segmento. Representando a Diretoria de Ensino Região de Suzano, os PCNPs Gelson Rocha (História) e Marinete Souza (Biologia) e a representante da Empresa de prestação de serviços ambientais "Green Farm CO2 Free" Daniele Silva. 

Antes da realização da Conferência, os alunos representantes de cada sala se reuniram para uma orientação inicial sobre a escolha do Delegado e Suplente. Onde cada um que se interessou apresentou uma justificativa para ser escolhido Delegado(a). Por fim, saíram 4 alunos que posteriormente foram votados por todos os participantes da Conferência. 

Fotos: Gremistas: Guilherme Pereira, Igor Augusto e Juliane Nunes
Alunos representantes de todas as salas se reuniram horas antes da Conferência. 



Professora Marina Galiano e Gremista Emerson Silva com os candidatos a Delegado(a) da Escola Sustentável 
Luiz Eduardo (6ºA)
Ana Luiza (6ºA)
Gisele Fernandes (6ºF) 
Yasmim Gomes (6ºB) 

Enquanto o Grêmio Futuros Nova Geração finalizava a organização do local da Conferência, se reuniram na sala do Grêmio os responsáveis pela conferência, gestores e os convidados para um diálogo sobre o que seria apresentado.  

(À esquerda) Professor Emerson Sant'ana (Matemática), PCNP - Biologia Marinete Souza, PC- AGP Edna Yumi Diretora Sonia Maria, Representante da Green Farm Daniele Silva, PCNP de História Gelson Rocha, Professora Marina Galiano (CFB) e Professora Juliana Christie (PC - Grêmio) 

Diretora Sonia Maria iniciando a Conferência ressaltando a importância de pararmos para discutirmos assuntos de Educação Ambiental, agradeceu a presença de todos e apresentou os convidados. 

Professora Juliana Christie (PC - Grêmio), Marinete Souza (PCNP Biologia), Emerson Silva (Gremista), Daniele Silva (Representante de Green Farm) e Gelson Rocha (PCNP História) 



Agradecemos a presença dos representantes da Diretoria de Ensino Região de Suzano e da representante da "Green Farm", foi uma honra para nossa escola recebê-los! 

Gelson Rocha (PCNP História), Marinete Souza (PCNP Biologia) e Daniele Silva (Representante da Green Farm)



Representando a D.E.R - Suzano Marinete Souza (PCNP Biologia) agradeceu a presença de todos e parabenizou a escola por aderir a Conferência e pela articulação da mesma, ressaltando a importância de fazer o aluno o grande protagonista desse evento. 

Emerson Silva (Gremista) Agradeceu a presença dos alunos e convidados e representando o Grêmio "FNG" ressaltou a importância da Conferência e da "Escola Sustentável" na construção do "amanhã."

Daniele Silva (Representante da Green Farm) Iniciou a palestra agradecendo o convite e apresentou o trabalho que a sua empresa desenvolve, devolvendo para natureza aquilo que o homem retira. 

Ela recebeu das mãos da Diretora Sonia uma lembrança da nossa escola, em agradecimento a sua presença.

Daniele Silva recendo das mãos da Diretora Sonia uma lembrança da nossa Escola



Logo em seguida, os alunos Luiz Eduardo (6ºA), Nawany Pereira (6ºC) Débora Monção (6ºC), Yara Renzo (6ºK), Adriely Nery (6ºK), Alan Fernandes (6ºH) e Matheus dos Santos (6ºB) apresentaram uma peça teatral escrita pela Professora Geane Rodrigues (Geografia) em homenagem a professora Marina Galiano por meio do "Jardim Das Libélulas". Onde os alunos retrataram a história de construção do mesmo, ressaltando seus objetivos pedagógicos por meio da Arte. Contou com a participação especial do gremista Rafael Grisasto e do Professor Valter  Nogueira (Geografia). 

Professor Valter, Matheus, Luiz, Adriely, Nawany, Débora e Yara. 

Professor Valter, Alan, Nawany, Débora, Luiz, Matheus, Adriely e Yara. 




Acompanhem o vídeo! 





Após as apresentações, as professoras Marina Galiano e Juliana Christie iniciaram a Conferência na Escola expondo o histórico de Projetos, por meio do PEA ( Projeto Educar Para o Ambiente). 

Professora Juliana Christie ao microfone! 

Professora Marina Galiano ao microfone!


Feito isso, os alunos foram divididos em grupos, da seguinte forma: 

Abelha Jataí: Vice-diretora Marcia Ovídio, PCNP (Biologia) Marinete Souza, Professor Valter e alunos. 

Grêmio Mirim e Agentes Sustentáveis: PCNP (História) Gelson Rocha, Juliana Christie e alunos. 

Juntos e Misturados: Professoras Marina Galiano e Geane Rodrigues e alunos. 



Grêmio Mirim e Agentes Sustentáveis: PCNP Gelson Rocha, Juliana Christie e alunos. (sala do Grêmio) 








Juntos e Misturados: Professoras Marina Galiano e Geane Rodrigues e alunos. (Pátio) 






Abelha Jataí: Vice-diretora Marica Ovídeo, PCNP Marinete Souza, Professor Valter e alunos. (Estacionamento) 









Após as discussões feitas nos grupos, todos voltaram ao pátio para apresentação dos encaminhamentos que foram gerados. Em seguida foi realizada a eleição para o Delegado e seu suplente. 

Concorreram os alunos que anteriormente foram escolhidos entre os próprios alunos para tal eleição. A votação ocorreu de forma democrática, o obteve os seguintes resultados: 


Ana Luiza Nogueira de Oliveira 6ºA - 39 votos! 
Gisele Fernandes Martins de Araujo 6º F - 29 votos!
Luiz Eduardo Almeida da Silva 6º A - 27 votos! 
Yasmin Gomes de Souza 6ºB - 17 votos! 

Sendo assim, é Delegada da Escola Sustentável "Oswaldo de Oliveira Lima" 

* Ana Luiza Nogueira de Oliveira 6ºA

Suplente: 
Gisele Fernandes Martins de Araujo 6º F



Essas, são as fotos OFICIAIS da Conferência! 







Após a escolha do Delegado, a Conferência foi encerrada com a apresentação de um vídeo realizado pelo Futuros Nova Geração da última ação da COM-VIDA por meio da Escola Sustentável. 



Escola Sustentável Oswaldo de Oliveira Lima, UM LUGAR ONDE O SER É ESTAR PARA O FAZER E PERMANECER!

"Escola Sustentável Oswaldo de Oliveira Lima: 
Se faz permanecer pela beleza do sorriso das crianças"






Juliana Chrstie Menezes Silva
Coordenadora Geral do Grêmio

Emerson Silva






Nenhum comentário:

Postar um comentário