segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Boas Vindas Para o Segundo Semestre, aos Alunos do Período da Tarde!

E.E. OSWALDO DE OLIVEIRA LIMA

Boas vindas para o segundo semestre, aos alunos do período da tarde.

ESCOLA SUSTENTÁVEL


Justificativa:

Após o Replanejamento onde se fomentou a implementação da Escola Sustentável por meio do Projeto Educar Para o Ambiente existente na Unidade Escolar desde ao ano 2010. Os professores  Sonilde Moriconi (Arte), Geane Rodrigues (Geografia), Mercedes Lima (Arte)  Valter Nogueira (Geografia), Emerson Sant Ana (Matemática), Marina Galiano (CFB) e Juliana Christie (Ed Física). Entenderam que a Unidade Escolar iria recepcionar os sextos anos por  meio de uma Escola VIVA.

“Os estudos do meio realizados em áreas naturais, numa perspectiva de compreender a complexidade humana (MORIN, 2000), que explore e respeite as sensações/percepções (frio, calor, desconforto, cansaço, prazer etc) pode levar ao conhecimento, modificações e autoconhecimento, revelando o sentimento de pertença; pois "ao ampliar a noção de si mesmo, o mundo também se amplia" (MENDONÇA, NEIMAN, 2003, p. 81).”


Ação:

SEXTA FEIRA DIA 02/08/2013. 

Os professores: Marina Galiano, Geane Rodrigues, Sonilde Moriconi, Valter Nogueira, Mercedes Lima e Juliana Christie, Com o apoio do Grêmio Estudantil Futuros Nova Geração saem para o estudo do meio no entorno da unidade escolar, onde observaram a relação dos seres vivos, os fatores não vivos, a morfologia das flores e a beleza do entardecer, foi feito uma coleta de flores as que foram levadas no laboratório para estudo.



Alunos, professores e Grêmio realizando uma aula de campo em torno da escola.


Fotos tiradas pelo Grêmio FNG.



Ginkgo biloba

Reino:Plantae
Divisão:Ginkgophyta
Classe:Ginkgoopsida
Ordem:Ginkgoales
Família:Ginkgoaceae
Género: Ginkgo
Espécie: Ginkgo biloba

Alunos realizando o estudo de um ser vivo. 





Uma quantidade dessa amostra coletada pelos alunos foi enviada ao Instituto de Botânica para analise e depois será passado aos alunos todas as informações desse ser vivo "misterioso"...

Professores, alunos e Grêmio participando da Aula de Campo. 

Alunos realizando o estudo do Ginkgo biloba que está plantado no em torno da escola.


Professores envolvidos na aula de campo: 
(à esquerda) Mercedes Lima (Arte), Geane Rodrigues (Geografia), Sonilde Moriconi (Arte) Marina Galiano (CFB) e Valter Nogueira (Geografia) 






Após a coleta do material, os alunos foram ao Laboratório de CFB para uma análise e estudo do mesmo. 






   05/08/2010 Segunda Feira 

E.E. OSWALDO DE OLIVEIRA  LIMA ,UMA ESCOLA VIVA!

Justificativa:

Teoria e prática rumo a uma escola viva

“Não estou fazendo esta maravilhosa viagem com o propósito de me iludir, mas sim de me conhecer melhor a partir dos objetos que vejo (GOETHE, 1999, p. 53-4).

Pode-se afirmar que, na atualidade, há um distanciamento da "realidade vivida", fato este atribuído à velocidade do modo de vida contemporâneo; e, em consequência disso, a compreensão e a "apropriação" do cotidiano, nos diferentes segmentos sociais, perde qualidade, sobretudo nas escolas, onde deveria se dar o inverso, pela somatória de projetos, ações, discussões e reflexões próprias da atividade pedagógica.

Práticas que se destinem à resolução de problemas (OTT, 1989) e à compreensão da realidade (NIDELCOFF, 1979), entre outras, deveriam ser constantemente estimuladas no âmbito do ensino formal e do informal. A comunidade escolar, em geral, parece desconsiderar a perda paulatina do contato lúdico e da compreensão que se tem do ambiente mais próximo, o entorno. Carvalho (2001) afirma que antes das 'Educações Ambientais', outras correntes pedagógicas também se preocuparam em contextualizar os sujeitos em seu entorno histórico, social e natural. Para ele, trabalhos de campo, estudos do meio, temas geradores, aulas ao ar livre, não são atividades inéditas na Educação. Tomados cada um por si, esses recursos educativos não são estranhos às metodologias consagradas na educação como aquelas inspiradas em Paulo Freire e Piaget, entre outras (CARVALHO, 2001).

Nesse sentido, Carvalho (2001) comenta que caberia à educação ambiental a revisita desse conjunto de atividades pedagógicas, atualizando-as dentro de um novo horizonte epistemológico onde o ambiental é pensado como sistema complexo das relações e interações da base natural e social.

A escola como espaço de formação crítica, deveria promover constantemente práticas educativas voltadas à conscientização da problemática socioambiental e consequente busca de soluções. Bondía (2001, p. 5) comenta que o sujeito moderno além de ser um sujeito informado que opina, além de estar permanentemente agitado e em movimento, é um ser que trabalha tanto o mundo "natural" quanto o mundo "social" e "humano", tanto a "natureza externa" quanto a "natureza interna", segundo o seu saber, seu poder e sua vontade. (BONDÍA, 2001, p. 5)

Com foco na realidade escolar, o autor coloca que "na escola o currículo se organiza em pacotes cada vez mais numerosos e cada vez mais curtos. Com isso, também em educação estamos sempre acelerados e nada nos acontece" (BONDÍA, 2001, p. 4). Essa crítica remete a uma problemática sobre o volume de informações e áreas de conhecimento a que se está exposto (nos bancos escolares e além deles) e que se tem à disposição; permite uma experiência verdadeira - que nos passa, que nos acontece, que nos toca – durante o processo educativo.

Cada vez estamos mais tempo na escola [...] mas cada vez temos menos tempo. Esse sujeito da formação permanente e acelerada, da constante atualização, da reciclagem sem fim, é um sujeito que usa o tempo como um valor ou uma mercadoria, um sujeito que não pode perder tempo (BONDÍA, 2001, p. 4).

Então, na busca por respostas às perguntas iniciais, mais abrangentes (e que remetem ao passado ou ao futuro), há também outros questionamentos primordiais, não menos importantes, como, por exemplo: Quem sou? Onde estou? Para onde quero prosseguir? Certamente o corre-corre da "vida moderna", dos grandes centros urbanos, tem contribuído para que não se pense nisso, para que não se busquem respostas ou, até, que não se façam tais perguntas.

A alienação pode ser mantida e estimulada por um modo de vida consumista, "fast food", perdendo-se o olhar atencioso e reflexivo para si próprio e para o outro. Como contrapartida, poderia se promover um modo de vida baseado no "slow food"4, um movimento internacional, que nasceu na Itália e que promove uma educação do paladar, resgatando-se sabores e saberes, em contraposição ao modo de vida alienante que predomina em várias sociedades do mundo.

Essa perspectiva, que valoriza a alimentação "consciente", não só como uma necessidade básica de todo ser humano, mas também como um hábito cultural ou um modo de vida mais saudável, faz pensar sobre o acesso à qualidade e à quantidade de alimentos, que é bastante desigual entre os hemisférios norte e sul do planeta, refletindo diretamente nas condições de vida das populações. Na última década, por exemplo, o governo dos Estados Unidos tem alertado sobre as doenças causadas pelo sedentarismo e obesidade da população norte-americana, pois ela consome, em excesso, alimentos industrializados (de má qualidade).

Para usufruir a vida em sociedade, deve-se promover a aproximação do sujeito com as coisas e acontecimentos, mas não aleatoriamente, e sim conjugadas com atenção, paciência e tolerância. Para isso, pressupõe-se a valorização de uma característica da pessoa humana: a de ser "um ente associativo, porque o ser humano não existe sozinho" (DALLARI, 2001, p. 86). Dallari afirma que é uma característica humana viver em associações na busca por modos de convivência; e, é na busca por regras de convivência que contribuam para uma harmonia social, e na fixação destas regras, que a participação passa a ser não só um direito, mas um dever que não se pode deixar de cumprir.

É a partir deste cenário, com ênfase também na necessidade de participação dialógica e potencializadora de ações críticas e reflexivas, que se pretende incentivar mais e melhores iniciativas de realização de estudo do meio6, pois no cotidiano e na comunidade escolar há oportunidade, num ambiente profícuo, de se fomentarem experiências que contribuam para a aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, pois:

A escola tem que ajudar a criança para que, em seu processo de crescimento, ela vá compreendendo a realidade que a cerca e nela vá se localizando lúcida e criativamente. Este processo a inicia na realidade imediata com o meio: aprende a VER no mesmo, para em seguida estender seu olhar na direção de horizontes mais largos (NIDELCOFF, 1979, p. 11).

Método, técnica, atividade de campo, aula prática, excursão, vivência ou outra nomenclatura que o identifique, destaca-se a importância de se criar "elos" ou "pontes" que instiguem a proposição e realização de estudo do meio numa perspectiva de contribuir para a construção de sociedades mais justas e igualitárias, ressaltando-se o "contexto político da relação educativa" (DEMO, 2002, p. 91).

A utilização do estudo do meio7 como metodologia para a educação ambiental pode contribuir para uma formação mais "integral" do indivíduo, quando se propõe um olhar cuidadoso e atento para o que está à volta, para a compreensão e discussão da realidade e do entorno, por intermédio de projetos interdisciplinares e integrados.

A partir daí, deste reconhecimento, acredita-se poder inferir que sujeitos sociais distintos se potencializem para ações que sejam mais responsáveis no tocante à questão ambiental. Pontuschka (1994) destaca a importância de se definir o que se entende por estudo do meio – uma "prática social" - com base em trabalhos realizados "no passado até nossos dias".”
revista@fc.unesp.br

AÇÃO:

Projeto Girassol que é proposto e realizado pela professora Sonilde Moriconi (Arte) 

Dando continuidade a recepção do segundo semestre, aos alunos dos sextos anos. Os professores, Marina Galiano, Sonilde Moriconi, Valter Nogueira e Mercedes Lima, Com o apoio do Grêmio Estudantil Futuros Nova Geração, leva os alunos dos sextos anos B, C, E, e G para a frente da unidade escolar para contemplar a beleza do local e também sua rusticidade e a ação do homem naquele meio, os alunos também declararam seu amor para a escola e o conhecimento bem como a importância do aprender a aprender por meio de um grito de guerra feito pela professora Sonilde Moriconi juntamente com os alunos do sexto ano E

Os alunos do sexto ano G também visitaram o Jardim das Libélulas “Professora Marina Galiano” para contemplar sua revitalização onde se emocionaram com a exuberância e importância deste.


Fotos: Gremista, Guilherme Pereira



Antes de realizar o plantio dos girassóis os alunos visitaram o Jardim das Libélulas "Marina Galiano" para uma orientação inicial do trabalho a ser realizado. 



Professora de Arte Sonilde Moriconi, responsável pelo "Projeto Girassol" orientando os alunos. 




Professoras, alunos e gremistas orientando os alunos antes do plantio das sementes de girassol no em torno da escola.

Todos os envolvidos cantando parabéns e posteriormente o grito de guerra da nossa Escola Sustentável.

Alunos realizando o plantio das sementes de girassol. 

Alunos realizando o plantio das sementes de girassol. 

Alunos realizando o plantio das sementes de girassol juntamente com a Professora Sonilde Moriconi (Arte)



Alunos realizando o plantio das sementes de girassol. 

Alunos realizando o plantio das sementes de girassol juntamente com a Professora Sonilde Moriconi (Arte)

Alunos finalizando o plantio das sementes de girassol no em torno da escola.




Acompanhem o vídeo dessa ação: 



Fonte: Pagina do FNG no www.youtube.com 



Após o plantio, os alunos fizeram o grito de guerra da NOSSA ESCOLA SUSTENTÁVEL:

Grito de Guerra da Escola Sustentável 

Juntos  e Misturados
Com toda disposição, estamos chegando  para mudar  a situação.

Unidos, juntos, sempre venceremos! Trazendo para escola novos conhecimentos!

Viva, Viva, Viva a escola Oswaldo de Oliveira Lima!
Viva a ESCOLA SUSTENTÁVEL!!!







Juliana Christie Menezes Silva
Coordenadora Geral do Grêmio



Emerson Silva



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