quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Visita dos Alunos ao Instituto Itaú Cultural - Cultura é Currículo 17/10/13

No dia 17/10/13 os alunos do 2º Ano EM da E.E. Oswaldo de Oliveira Lima realizaram uma visita ao Instituto Itaú Cultural com as professoras Juliana Mara (Língua Portuguesa) e Valéria Cristina (Matemática) e o Grêmio Estudantil Futuros Nova Geração por meio do Programa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo Cultura é Currículo.

                                                                    (Fonte da Imagem: http://culturaecurriculo.fde.sp.gov.br/) 



O Programa Cultura é Currículo integra o conjunto de ações definidas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para concretização da sua política educacional, visando propiciar melhor qualidade de ensino da escola pública estadual, seja no sentido de atender aos desafios do mundo moderno, como em relação à função de transmissão do saber, para inserção social de seus alunos. 
Saiba mais...                                (Fonte: http://culturaecurriculo.fde.sp.gov.br/programa.aspx)



(Fonte da Imagem: http://novo.itaucultural.org.br/obsanalise/itau-cultural/) 


O Instituto Itaú Cultural promove ações de caráter multidisciplinar que buscam atingir um número cada vez maior de pessoas, olhares e temas, bem como refletir com maior dinamismo e amplitude os conteúdos abordados. Por isso, promove o estreitamento de laços com docentes e alunos por meio de facilitadores que auxiliam o despertar da consciência artística e cultural no indivíduo. Situado na Avenida Paulista o instituto conta com um espaço expositivo onde são realizados gratuitamente exposições, shows e demonstrações de diversos universos artísticos. Os eventos multidisciplinares e didáticos promovem o conhecimento e libertam a análise crítica do indivíduo. 

Na mais Paulista de todas as Avenidas os alunos da E.E. Oswaldo de Oliveira Lima chegaram ao Instituto Itaú Cultural no horário previsto onde foram carinhosamente recebidos pelas Educadoras Paula e Sylvia que iniciaram a visita com uma conversa onde abrangeram vários temas e dividiram os alunos em dois grupos para um melhor visitação e registraram em foto esses grupos. 

Em seguida cada grupo com sua respectiva educadora começaram a visita em torno da exposição "Fotonovela: Sociedade/Classes/Fotografia". Todas as obras chamaram a atenção dos alunos, algumas até causaram certo estranhamento, outras provocavam a necessidade de um olhar mais criterioso, algumas era possível a interação com a obra. 

Durante a apreciação da exposição diversos temas foram levantados e debatidos, como "Realidade x Ficção", sexualidade, evolução da maneira de se tirar fotos, a história que está por trás de cada foto... Entre outros que, envolveram os alunos, professoras e educadoras. 

A exposição ampliou as possibilidades compreensivas sobre o tema (Fotografia) que fora trabalhado com os alunos do 2º Ano do EM atendendo ao Currículo do Estado de Arte. Todos esses detalhes atrelados ao interesse do aluno  faz, com que, cada visita realizada pelo Cultura é Currículo propicie experiências maravilhosas que marcam a vida escolar dos educandos e de seus professores. 




(Fotos: Emerson Silva) 


Alunos no ônibus em direção ao Itaú Cultural.

Vamos que vamos...! 

A mais paulista de todas as avenidas. 

Alunos chegando ao Itaú Cultural. 

Instituto Itaú Cultural

Assim que chegamos ao Itaú Cultural as obras da exposição "Fotonovela: Sociedade/Classes/Fotografia" já chamaram a atenção dos alunos.

Alunos aguardando no salão principal do Instituto Itaú Cultural. 


Alguns detalhes do Itaú Cultural 






Gremista Emerson Silva com as professoras responsáveis pela visita
Juliana Mara (à esquerda) e Valéria Cristina. 


Representantes do Grêmio Estudantil Futuros Nova Geração no Instituto Itaú Cultural
Giovana Alves (Presidente), João Vinicius (2º Secretário), Kauanny Paulino (Sec. Presidência), Emerson Silva (Sec. Executivo) e Igor Augusto (Vice-presidente) 

Professoras responsáveis pela visita
Juliana Mara e Valéria Cristina. 
 

Educadora do Instituto Itaú Cultural Paula, iniciando a conversa com os alunos.


Educadoras do Instituto Itaú Cultural.
Sylvia e Paula. 

Foto do Grupo acompanhado pela Educadora Paula e Professora Valéria Cristina. 

Foto do Grupo acompanhado pela Educadora Sylvia e Professora Juliana Mara


Fotos dos alunos na Exposição.
















Interação com a obra: ao postar qualquer foto no aplicativo Instagram com a  hashtag #expofotonovela a foto era publicada em um tela próxima a uma obra cujo principal tema é o uso do Instagram.  











Alunas da E.E. Oswaldo de Oliveira Lima registraram o momento da visita e postaram a foto no instagram cuja foi mostrada da tela que interagia com a obra ao lado.





Após a visita, cada aluno recebeu das educadoras uma fotografia que fora tirada no inicio da visita. 




Com as fotografias em mãos e no salão do Itaú Cultural a visita foi encerrada com uma roda de conversa sobre as experiências vivenciadas pelos alunos em torno da exposição e visita.


Representantes do Grêmio Estudantil Futuros Nova Geração com as Educadoras do Instituto Itaú Cultural
(à esquerda) Educadora Sylvia, Gremista Emerson Silva, Igor Augusto e Educadora Paula.

Fotos dos alunos com um os artistas da exposição. 

Hora de voltar para escola...

Voltando para escola...


                  
    Acompanhem o vídeo dessa visita!!!!!!!!


 

(Fonte: Pagina do Grêmio "FNG" no YouTube)



Endereço: Av. Paulista nº 149 -
Bairro: Bela Vista
Município: SAO PAULO
CEP: 1311000
Telefone: 11 - 21681876
Email: agendamento@itaucultural.org.br






Juliana Christie Menezes Silva
Coordenadora Geral do Grêmio

Emerson Silva









Nenhum comentário:

Postar um comentário