quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Cidadão do Futuro - Visita à NSK

No dia 18/09/13 os alunos do 9ºA e 9ºB da E.E. Oswaldo de Oliveira Lima participaram de uma visita à fabrica da NSK Brasil localizada em Suzano-SP, por meio do Projeto "Cidadão do Futuro" dentro da XXXIII SIPAT (Semana Integrada de Proteção de Acidentes do Trabalho) 16/09 a 20/09. Foram acompanhados pelos professores Valter Nogueira Junior (Geografia) e Simone Corsini (Artes) juntamente com o Secretário-executivo e Diretor de Imprensa do Grêmio Estudantil Futuros Nova Geração, Emerson Esperidião. 

Os alunos puderam participar de ações articuladas e planejadas que ao longo do dia proporcionaram novos conhecimentos e aprimoramento de ideais já obtidas. 

Começaram com uma palestra sobre o principal material produzido na NSK (Rolamentos), em seguida participaram de uma orientação sobre o Mercado de Trabalho e Ética Profissional em que participaram de uma dinâmica de grupo, logo após ocorreu uma parada para o café da manhã. 

Em continuação às atividades programadas, participaram de uma palestra sobre Gestão Ambiental em que foram discutidos assuntos relacionados à Sustentabilidade e Educação Ambiental, feito isso, os alunos foram divididos em 4 grupos para realizarem a visitação na Fábrica para conhecimento de todo o processo de fabricação dos rolamentos (acompanhados pelos profissionais da NSK que a todo momento apresentavam as práticas de segurança do trabalho e prevenção de acidentes). Logo após, deu início a palestra sobre Acidentes no Trabalho, Domésticos e Prevenção de Incêndios, que antecedeu o almoço oferecido aos alunos. 

Os alunos foram divididos em dois grupos, sendo um composto somente por homens e o outro somente por mulheres, em uma instrução na prática puderam aprender sobre as primeiras ações que precisam ser realizadas em caso de incêndios e, como manusear os equipamentos corretamente. 

Foi uma experiência que, com certeza marcou todos que participaram, visto que praticamente todos os alunos não sabiam como agir em casos de acidentes com fogo. 

Para encerrar, os alunos voltaram ao Centro de Tecnologia para redigirem uma redação com o tema: "Meu Dia Na NSK". 

Agradecemos a todos os funcionários que nos atenderam e aos responsáveis pelo Projeto, saíamos plenamente satisfeitos de tudo o que vimos e vivenciamos. E recomendamos o Projeto para o que mesmo seja desenvolvido com mais alunos das unidades escolares. 


Fotos tiradas pelo Grêmio Estudantil Futuros Nova Geração


Alunos saindo da escola em direção à NSK.

Alunos no estacionamento da Empresa. 




Materiais usados na atividade do treinamento a combate de incêndios. 


Alunos participando do treinamento de combate a incêndios.









Agradecemos toda a reciprocidade dos funcionários, foi uma experiência maravilhosa para todos! 







Juliana Chrstie Menezes Silva
Coordenadora Geral do Grêmio

Emerson Silva
Secretário-executivo e Diretor de Imprensa







Um comentário: