PROJETO GIRASSOL
Professora responsável: Sonilde Moriconi.
JUSTIFICATIVA
A arte, as linguagens artísticas, as leis e diretrizes da educação, o prazer e o amor de ser professor, o contato com projeto PEA (Projeto Educar Para o Ambiente, vigente na unidade escolar desde 2011). Hum que salada deliciosa...
PEA/ Educação Ambiental
A abordagem curricular do tema deve ser integrada e transversal, além de Inter, multi e transdisciplinar. Isso significa que a Educação ambiental deve ser contínua e permanente em todas as áreas de conhecimento, componentes curriculares e atividades escolares e acadêmicas. Ou seja, não deve ser criada uma disciplina própria, mas sim tratar o tema de uma forma com que ele permeie diversos conteúdos da escola.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver atividades com alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, por meio do Currículo de Educação do Estado de São Paulo, utilizando-se das linguagens artísticas para à pratica da educação ambiental. Buscando assim uma melhoria na qualidade de ensino aprendizagem, uma sadia qualidade de vida e a sustentabilidade planetária.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Trabalhar por meio de pesquisas e conferências os temas sugeridos no currículo e os propostos pela unidade escolar.
METODOLOGIA.
Projeto Jardim das Libélulas “Marina Galiano”, para esse projeto a professora Sonilde Moricone, responsável pelo Projeto Girassol fez pesquisa sobre as libélulas e sua interação com o meio, os alunos apresentaram como resultado final desse trabalho diversas poesias que encantaram a todos.
De acordo com cada série e seguimento a professora desenvolveu todas as suas ações com material de reuso, onde os alunos fizeram a releitura das obras dos autores indicados e os reproduz por meio de material de reuso. As intervenções diversas apresentadas também são todas feitas com material de reuso.
As peças de teatro, coreografias, desfiles e outras linguagens artísticas trazem em seu bojo o olhar para a educação ambiental.
HISTÓRICO DO PROJETO
“Um olhar, Um ver e todos Fazer” com esse caminho traçado na estrada do educar a professora deixa transparecer uma das suas paixões: Os girassóis e o holandês Vicent Van Gogh que é um dos pintores mais reconhecidos mundialmente. Sua pintura expressiva, marcada por pinceladas rápidas de cores vibrantes, são encontradas em grandes museus e ainda enchem os olhos dos apreciadores de arte.
Em 1888, que ele encontra motivo de grande inspiração: os girassóis! Os belíssimos campos flores, paisagem característica desta área, tornaram-se lindas telas sob o olhar de Van Gogh.
(Fonte: http://meusegundocaderno.blogspot.com.br/2010/08/van-gogh-e-rpg.html)
Essa paixão apresentada justificada pedagogicamente e difundida na unidade escolar exalou o sentir e fazer da professora em seus e no seu meio. Por esse caminho, os girassóis foram relidos, representados de diversas formas por meio de material de reuso e é claro da forma mais bela de reproduzir o sentir e fazer do autor. Isso aconteceu ao plantar girassóis no entrono da unidade escolar essa ação envolveu todos da unidade escolar em uma comichão de sentimentos e prazer que é difícil transpor no papel. O projeto é trabalhado na unidade escolar desde 2011, tem resultados impressionantes, mas o principal deles inclusive dito pelos alunos é o prazer e a alegria, então podemos dizer que esse projeto é também um caminho na estrada da Cultura de Paz.
Texto: Professora Marina Galiano.
Revisão e Correção: Emerson Silva.
Fotos do dia 05/08/13 onde os Girassóis foram plantados pelos alunos, professores e Grêmio Estudantil.
Gremistas: Giovana Alves, Emerson Silva e Rafael Grisasto.
Alunos plantando as sementes dos Girassóis.
Alunas do 6ºB
Processo de crescimento dos Girassóis.
Processo de crescimento dos Girassóis.
(à esquerda 1º plano)
Reginaldo (PC- EM), Mercedes (Prof Artes), Valter (Prof Geografia), Marcos (PC-EF)
(à esquerda 2º plano)
Bruna (Prof Língua Portuguesa), Juliana (Prof Ed. Física), Juliana Mara (Prof Língua Portuguesa), Simoni (Prof Ed. Física), Danilene (Prof História) e Emerson Silva (Gremista).
(à esquerda) Prof Sonilde Moriconi, Geane Oliveira e Valter Nogueira.
Prof Sonilde Moriconi (Arte)
Emerson Silva (Gremista)
Prof Sonilde Moriconi (Arte) e Valter Nogueira (Geografia).
Juliana Christie Menezes Silva
Coordenadora Geral do Grêmio
Emerson Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário