No dia 19/10/13 foi o "Dia da Família na Escola" nas Unidades Escolares do Estado de São Paulo pela segunda vez em 2013.
A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.
Ressalta-se que mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças e jovens a um futuro melhor.
O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade.
Existem diversas contribuições que tanto a família quanto a escola podem oferecer, propiciando o desenvolvimento pleno respectivamente dos seus filhos e dos seus alunos.
Dentre as ações que foram apresentadas e desenvolvidas em nossa escola, ressaltaram-se as exposições dos trabalhos dos alunos que chamaram atenção dos pais e comunidade que compareceram ao evento.
SALA EGITO ANTIGO
O projeto sobre o Egito Antigo foi desenvolvido entre as disciplinas de Arte, Matemática, Geografia, Ciências e teve como base o Currículo do Estado de São Paulo de História da 5ª série/6º ano do Ensino Fundamental. Sendo também atrelado às propostas das demais matérias.
Foram apresentados trabalhos realizados pelos alunos por meio de pesquisas e exposições de produções desenvolvidas com diversos tipos de materialidade.
Esse envolvente projeto deu sentido ao aprendizado de seus alunos participantes estimulando e valorizando sua atuação no processo/ensino como sujeito agente capaz de se expressar e representar seu aprendizado.
Por meio do projeto o aluno passou a conhecer e valorizar a história do Egito Antigo e o seu contexto social vivido naquela época.
PROPOSTA CURRICULAR QUE SERVIU DE BASE PARA O PROJETO:
5ª série/6º ano do Ensino Fundamental
2º- bimestre
Conteúdos
Civilizações do Oriente Próximo
• O Egito Antigo e a Mesopotâmia
África, o “berço da humanidade”
Heranças culturais da China e trocas culturais em diferentes épocas
Habilidades
• Reconhecer a importância do trabalho humano, a partir de registros sobre as formas de
sua organização em diferentes contextos histórico-sociais
• Reconhecer a importância do trabalho escravo para as sociedades antigas
• Identificar a importância dos recursos naturais para a organização do espaço
histórico-geo gráfico
• Estabelecer relações entre a ação humana e as transformações do espaço natural
• Identificar os principais traços da organização política da sociedade, reconhecendo o
papel das leis em sua estruturação e organização
• Identificar nos códigos legais a presença e a preservação das desigualdades que
caracterizam as sociedades ao longo da história
• Reconhecer a África como o lugar de surgimento da humanidade a partir de dados e
vestígios arqueológicos
• Reconhecer a importância da cultura material para a construção do conhecimento
histórico
• Identificar as características e os conceitos relacionados às várias temporalidades históricas
• Reconhecer a importância das práticas de religiosidade para a construção das identidades
socioculturais
• Reconhecer a importância das manifestações do pensamento para identificar os modos
de vida das sociedades ao longo da história
• Estabelecer relações entre as manifestações culturais do presente e as raízes históricas de
sua constituição
• Identificar as principais contribuições das culturas antigas – em seus múltiplos aspectos –
para a conformação das sociedades contemporâneas
Currículo do Estado de São Paulo de História, Pag 40. Disponível em http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/236.pdf
Registro dos alunos desenvolvendo os trabalhos que foram apresentados.
Professor Alvaro (História)
(à esquerda) Professor Álvaro e PC - EF Antonio Marcos.
(à esquerda) Professora Mercedes e Sonilde (Arte)
(à esquerda) Professora Sonilde e Mercedes (Arte)
Professora Marina e Professor Valter.
Professora Marina e Professor Valter.
Professor Álvaro (História)
Gremista Emerson Silva.
Gremistas "FNGs"
PCA-GP Edna Yumi.
Professor Álvaro (História)
Responsáveis pela limpeza: (À esquerda) Glória e Dita.
AOE Gracely.
Equipe da Limpeza.
Alunos interagindo com a obra.
AOEs (à esquerda) Camila e Gracely.
Alunos e suas obras.
Professor Álvaro explicando a proposta da sala para os pais e alunos.
Alunas Interagindo com a obra.
Aluna Yasmim (6ºB) interagindo com a obra.
Aluna Gabriela (6ºF) Interagindo com a obra.
Professor Álvaro explicando a proposta da sala para os pais e alunos.
Dita (equipe de Limpeza).
Atrás da mascara, professo Augusto (Física) rs'
Professor Álvaro (História) e sua esposa Professora Elizete (Língua Portuguesa)
Juliana Christie Menezes Silva
Coordenadora Geral do Grêmio
Emerson Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário