quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Intervenção – Desenho – Pintura com Música – Na Escola

No dia 19/10/13 foi o "Dia da Família na Escola" nas Unidades Escolares do Estado de São Paulo pela segunda vez em 2013. 

A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.

Ressalta-se que mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças e jovens a um futuro melhor. 

O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade.

Existem diversas contribuições que tanto a família quanto a escola podem oferecer, propiciando o desenvolvimento pleno respectivamente dos seus filhos e dos seus alunos. 

Dentre as ações que foram apresentadas e desenvolvidas em nossa escola, ressaltaram-se as exposições dos trabalhos dos alunos que chamaram atenção dos pais e comunidade que compareceram ao evento. 


Texto Professora Simone Corsini - Disciplina de Arte


INTERVENÇÃO – DESENHO – PINTURA COM  MUSICA – NA ESCOLA

Compreender a arte como produção estética que surpreende, desestabiliza, emociona e quebra a rotina da vida diária, foi uma das propostas realizadas  na sala da disciplina de arte no programa “Um dia na escola do meu filho”. Tendo como objetivas várias vertentes na disciplina de Arte...

... Envolvendo a musica como inspiração para a criação de desenhos, pinturas e até a  poesia.






A sala foi composta por vários trabalhos artísticos de diferentes turmas desde o Ensino fundamental ao Ensino Médio, alunos do período matutino...
3º ano A ensino Médio; 
2º ano B
9º ano A e B ensino fundamental;
8º ano C


Vários desenhos produzidos com suportes diferenciados foram expostos, tendo como ferramentas várias técnicas, entre elas, o uso de pincel com tinta aplicado em folhas de papel tamanho A3.



Aluno Pedro Henrique 2ºB

Escultura e pintura em tela sustentável foram uma das propostas que vão de encontro com o projeto politico pedagógica da Escola Oswaldo de Oliveira Lima. 



Desenho da aluna Quézia 9 º ano B na folha A4, o interessante é que no decorrer das aulas de arte com a professora Simone Corsini a aluna guardou alguns dos seus desenhos do ano de 2012   e sentiu um desejo muito grande de faze-lo em um painel sustentável, os recursos usados foram: projetor, máquina fotográfica e lápis inicialmente. 

Painel usado para suporte de bebidas, alimento e ou enlatados doados pelo supermercado Nagumo – Calmon Viana. 



Murilo aluno do 2º ano B  preparando o painel para receber tintas como suporte de tela de pintura.


Painel de compensado, após a preparação para receber tinta a base d´água, aqui se iniciou o processo de pintura e ampliação  da poética pessoal da aluna Quézia do 9º ano B. 



Este foi o resultado final da aluna Quézia do 9º ano B, na exposição da sala de Arte - Intervenção, Desenho com Música na Escola.

Depoimento na aluna Quézia:

“Nossa nunca imaginei fazer um trabalho artístico nas aulas de arte deste porte, sempre acostumada a trabalhar com a folha de sulfite, foi surpreendente pra mim além do desafio, saber que existem outros suportes para pintura. As aulas da Professora Simone Corsini trouxe para os alunos a quebra de muitos pré-conceitos sobre as aulas de arte, entre tantas, as que aulas de Arte  não são só  para desenhar,  é a valorização das habilidades manuais, é emoção, é transmitir tudo que sentimos e pensamos,  sendo críticos, usando a nossa poética pessoal. Pretendo praticar o que aprender em casa, foi uma experiência marcante para muitos alunos, nunca vou me esquecer, obrigada Professora Simone.”
               
Sempre respeitando a poética pessoal do educando no processo de ação expressiva e criativa.

                Depoimento da professora Simone Corsini: 

“Longas conversas, sobre a Arte, suas dimensões e articulações no decorrer das aulas, deram a oportunidade aos educandos para a realização das produções artísticas, apreciá-las,  compreende-las e analisa-las  como referência histórica para mover os pensamentos curriculares, que ousa mapear conceitos e conteúdos bimestrais, sempre foi o um dos objetivos, puxando  por caminhos inusitados, é esse convite da Arte”.

 Três eixos metodológicos, a saber:
.Criação-produção em Arte – o fazer artístico;
.Fruição estética – apreciação significativa da Arte e do universo a ela relacionado; leitura; critica;
. Reflexão: a Arte como produto da história e da Multiplicidade de culturas.

Para que a sala de Intervenção acontece-se, contamos com a colaboração da profª Dora, profº Rafael de Geografia, alunos do grêmio estudantil, e principalmente os alunos João  e Aline do 3º ano E noturno  e a aluna Quézia  9º ano B  matutino, responsáveis pela organização e recepção dos visitantes no espaço sobre a orientação da professora Simone Corsini.

Professor Rafael - Geografia. 

Professora Readaptada Dora - Língua Portuguesa. 

Aluna Aline esquerda da imagem 3º ano E noturno e Aluna Quézia a direita da imagem  9º ano B matutino



Aluno João esquerda da imagem do 3º ano E noturno e aluna Quézia  a direita da imagem 9º ano B matutino.


Aluno João 3ºE Noturno



Aluna Aline 3ºE Noturno. 

Alunas Quézia e Aline





Diretora Sônia Justos. 

Professor de História Álvaro. 




Vice-diretora Lailza Oliveira e Diretora Sônia Justos. 











Alunos Oscar e Elizeu - Noturno. 


Alunos do 2ºB 

Aluna Quézia e professora Simone Corsini. 



Aluna Giovana - 6ºF vespertino. 











“Para poder ver e entender, é preciso conhecer. E ai está o papel da arte na escola: possibilitar que o educando leia o que é apenas sugerido, veja o que está por trás da imagem, ouça o que não é sequer sussurrado. Permitir que ele vivencie a arte em todas as suas dimensões é deixar que percebesse os significados das manifestações artísticas (a serviço ou não de outros objetivos), podendo ser senhor da sua própria história. Olhar criticamente é, portanto, libertar-se”.  (Elizabeth Seraphim Prosser)









Juliana Christie Menezes Silva
Coordenadora Geral do Grêmio

Emerson Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário