EE OSWALDO DE OLIVEIRA LIMA
PLANO DE AULA
ÁREA DE CONHECIMENTO CIENCIAS E
GEOGRAFIA
|
|||
PROFESSORES RESPONSAVEIS: GEANE E MARINA
|
|||
SÉRIES ENVOVIDAS SEXTOS ANOA/ A, B, C,D,E,F
e G
|
|||
CONTEUDO
|
METODOLOGIA
|
HABILIDADES
|
RECURSOS
|
-O AMBIENTE VIVO.
-PAISAGENS
-DIA
MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
|
-PESQUISA SALA DE INFORMATICA, LOCALIZAÇÃO
DE PAISAGENS DO ENTORNO DA UNIDADE ESCOLAR, VIA SATÉLITE.
E IDENTIFICAÇÃO DE DIFERENTES
PAISAGENS. (GEANE).
-
AULA DE CAMPO NOS JARDINS DA UNIDADE ESCOLAR.
Fauna e flora local e a relação dos seres vivos e não vivos e a manutenção da
vida (MARINA).
-PESQUISA SALA DE INFORMATICA. IMPACTOS
AMBIENTAIS (LOCAL E GLOBAL). (MARINA E GEANE)
AULA DE CAMPO NAS PAISAGENSE AMBIETES
DO ENTORNO DA UNIDADE ESCOLAR.
-RIO TIETÊ
-RESTINGA DE MATA ATLANTICA.
-BREJO
-OLHOS D’AGUA
-ENCOSTAS E MORROS.
- PRODUZIR UM VIDEO E POSTAR NO BLOG DA
UNIDADE ESCOLAR E ENVIAR UMA COPIA PARA A OFICINA PEDAGÓGICA NA DIRETORIA DE
ENSINO.
|
COMPREENDER E DESCREVER UM
AMBIENTE VIVO A RELAÇÃO ENTRE OS SERES VIVOS E NÃO VIVOS
-FAZER RELATÓRIO DE PESQUISA EM CAMPO.
TEXTO DESCRITIVO
DO ESTUDO DE CAMPO.
MAPA DESCRITIVO DA REGIÃO PESQUISADA, E CONSTRUÇÃO COLETIVA DO MAPA.
-DESCREVER OS DIFERENTES TIPOS DE PAISAGENS E A ATUAÇÃO HUMANA
NESTAS.
PESQUISAR E DESCREVER PAISAGENS POR MEIO DE IMAGENS DE SATÉLITE.
-
COMPREENDER O DIA 5 DE JUNHO COMO O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE EM
DETRIMENTO AOS IMPACTOS AMBIENTAIS, LOCAL E GLOBAL.
|
-RECURSOS MULTI MIDIAS
-8 FOLHAS DE PAPEL PARDO
-10 CDs
-CADERNO DO ALUNO (VOLUME 1 DE CICENCIAS
(E GEOGRAFIA).
-LOUSA E GIS
-ONIBUS
-MAQUINA FOTOGRAFICA E FILMADORA
-2 INSPETORAS
-APOIO DO GREMIO.
|
OBSEVAÇÃO
|
TODAS AS ATIVIDADES
SÃ0 PROPOSTA E DESENVOLVIDAS De acordo com as situações de aprendizagem 1,2
e3 do caderno volume 1
De ciências.
|
Geografia; cadernos do aluno volume 1, situação
de aprendizagem 1,2e 3.
|
ORGANOGRAMA
Dia e Horário
|
Local
|
Professores
|
Séries
|
Das 13h00min AS 15h00minhs
14/05/2013
|
RIO TIETÊ
|
GEANE E MARINA
|
6º B e G
|
Das 13h00min AS 15h00minhs
20/05/2013
|
MATA
ATLANTICA
|
GEANE,
MARINA E SONILDE.
|
6º C e D
|
Das 13h00min AS 15h00minhs
16/05/2013
|
ENCOSTAS
E MORROS
|
GEANE E MARINA
|
6º A
E F
|
Das 13h00min AS 15h00horas
17/05/2013
|
ENCOSTAS
E MORROS
|
GEANE E MARINA
|
6ª E
|
Observação; para comemoração e um olhar para o dia 5 de
junho, o dia mundial do meio ambiente.
Em cada ambiente visitado será realizado uma ação
-Rio Tietê, um grito de socorro por meio minuto.
- brejo, um minto de silencio em homenagem aos seres que lá vivem
em especial aos sapos.
-Mata Atlântica, vamos cantar parabéns e dar uma salva de
palmas.
_ Encosta e Morros uma coreografia de uma musica escolhida pelos
alunos.
-Olho d’água recitar uma poesia coletiva de autoria de
alunos.
Professoras Marina(CFB) , Juliana (PC- Grêmio) e Geane (Geografia) (pouco antes de sairmos)
As margens do Rio Tietê! Onde os alunos gritaram por socorro em um ato para chamar a atenção das autoridades e despertar nas pessoas o hábito de cuidar e zelar pelo Meio Ambiente (Em breve o vídeo dessa ação)
Encostas, Morros e Paisagens da Cidade (Logo atrás do Centro Cultural do Boa Vista, Suzano-SP)
Representantes do Grêmio Estudantil, participando e auxiliando na organização e no andamento do Trabalho de Campo, foi maravilhoso poder participar!!
Aguardem mais novidades sobre esse projeto do Dia Mundial do Meio Ambiente!
Emerson Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário