segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Resgatando Décadas 2015 "Era Uma Vez e Sempre Será"


 
  POSTAGEM ESPECIAL         


É com imensa alegria e satisfação que os ex-integrantes da Equipe de Comunicação e Imprensa do Futuros Nova Geração, que atuou por 7 anos como Grêmio Estudantil da E.E. Oswaldo de Oliveira Lima, em parceria com a Direção de Imprensa do atuante Grêmio Estudantil: CJC (Conexão da Juventude Consciente) unem-se, para elaborar essa postagem especial sobre o Projeto Resgatando Décadas 2015. 

É um Projeto realizado há 5 anos na E.E. Oswaldo de Oliveira Lima, tendo como Professoras Responsáveis: Juliana Mara (Língua Portuguesa), Valéria Cristina (Matemática) e Juliana Christie (Ed. Física) com apoio DO Corpo Docente e Equipe Gestora. 

Antes de iniciarmos os registros das apresentações, iremos evidenciar a Proposta Pedagógica do Projeto, visto que a dança é um espetáculo que finaliza um momento de aprendizagem única e colaborativa.  



Justificativa: O jovem está cada vez mais alheio ao fato de que situações vividas atualmente são reflexo de acontecimentos do passado, além de desconhecerem a diversidade musical e de ritmos que fizeram parte, e ainda fazem, da história retratando e marcado épocas.

Objetivo geral: Ter compreensão de que o conhecimento está em constante construção e que as mudanças e transformações são provocadas pelos desafios, curiosidade, diversidade, vontade, desejo, descobertas, comunicação, estudo, pesquisa, trabalho e convivência em grupo, movimentos   culturais, sociais, políticos, econômicos e socioambientais. Além de proporcionar aprendizagem dinâmica, visto que a relação do adolescente com a aprendizagem adquiriu outras abordagens, outras vias, outras exigências.

Objetivo específico: Ampliar o repertório musical, bem como o conhecimento histórico e social, mudanças, transformações e evolução através dos anos.




Recuperar a

Esperança e a

Sensação de capacidade.

Garantir que o

Aprendizado ocorra de diversas maneiras.

Trabalhar junto às diferenças, as necessidades, a diversidade e a

Autoestima.

Navegar sobre acontecimentos e experiências

Do mundo de

Ontem e de hoje




Descobrindo que fazemos o mundo melhor à medida que

É nsinamos aquilo de bom que aprendemos, e que

Capacidade e competência todos possuem, pois

Agir faz parte do crescimento

Do desenvolvimento.

Apreciar a vida e

Sonhar com um mundo melhor.



CONTEXTO PEDAGÓGICO


O Projeto Resgatando Décadas apresenta em suas propostas e objetivos, a elaboração de uma resenha crítica por meio da pesquisa de um tema gerador de acordo com a década e o assunto a ele determinado, no presente ano o tema trabalho foi: Desenhos Animados e Filmes Infantis. 

Com a preocupação de construir caminhos e possibilidades para que o aluno seja incentivado e encorajado a nutrir a sua imaginação a qual o conduza a um pensamento livre e autônomo, para percorrer o caminho do aprender a aprender, a fazer, a ensinar e permanecer. 

Onde, o conhecimento que responde às indagações do homem moderno sobre si mesmo e sobre as relações humanas seja uma lupa para o olhar de uma determinada década e tema em pesquisa. 

Possibilitando ao aluno um amplo espaço de diálogo entre seus pares, bem como a ampliação do terreno da aprendizagem, transformando o ambiente escolar por meio de momentos diferenciados, para desenvolver e promover os talentos dos educandos. 

Para que o homem não seja uma figura meramente pragmática e materialista, mas sim um ser pensante e atuante no seu tempo e no seu meio pelas suas sensações físicas e emocionais, seu saber e pertencimento. Este é o caminho e os critérios de apoio para a pesquisa em grupo com os alunos, de acordo com o tema e a década a ele contemplado. O trabalho feito pelo aluno necessita atender às normas da ABNT. 


A sequência didática para a elaboração dos trabalhos são:

1: Apresentação da proposta e do tema. 

2: Partir do conhecimento prévio dos alunos. 

3: Contato inicial com o gênero textual a ser estudado. 

4: Produção do texto inicial. 

5: Ampliação do repertório sobre o tema e o gênero em estudo, por meio de leituras e análises de textos do gênero. 

6: Organização e sistematização do conhecimento sobre o gênero: estudo detalhado de sua situação de produção e circulação: estudo de elementos próprios da composição do gênero e de caracterização da linguagem nele utilizado e pesquisado.

7: Produção coletiva. 

8: Produção individual. 

9: Revisão e reescrita. 

10: Apresentação do trabalho para o professor e para a sala. 


“Se penso, pesquiso, sinto e faço, existo e permaneço feliz”.


Construção: Professora Marina Galiano Monteiro.
Complementação: Ex-gremista Emerson Silva.






TRABALHO DOS ALUNOS: ALINE DOS SANTOS, LARISSA KASMIN, MICHAEL KRABBE E THAINÁ HONORATO - 3ºA 










RELATO DE UM ALUNO QUE PARTICIPOU DO PROJETO



No dicionário, temos uma breve definição de dança. Dança é: "A arte de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos ritmados, em geral ao som de música", mas, ao estarmos em contato com a mesma praticamente todo dia, notamos que a definição de dança é bem mais significativa e especial do que aquilo escrito no dicionário.

Quem se depara com a apresentação de um imenso projeto como o Resgatando Décadas se impressiona pela dedicação e perfeccionismo dos alunos nas apresentações. É um espetáculo à parte todas as danças e para quem não conhece, fica difícil acreditar que ele é organizado praticamente pelos alunos, porém, não deixa de contar com o auxílio das Professoras Responsáveis: Juliana Christie, Juliana Mara, Valéria Leão e o apoio dos demais docentes e da Gestão da E.E. Oswaldo de Oliveira Lima.

No entanto, o espetáculo não é constituído apenas pela dança, há muita coisa envolvida por trás disso tudo...

Eu como aluno, cheguei a não acreditar que um projeto de dança proporcionasse uma união tão grande entre a sala toda, você nota nos ensaios que os alunos que não possuíam afinidade alguma entre si, passaram a criar laços de amizade ao se doarem, juntos, para que tudo ocorra da melhor forma possível, não somente em passos, mas também em aprendizagem de uma forma especial e diferente. 

Ainda falando da união que o projeto proporciona, temos os ensaios fora do âmbito escolar, desmarcamos compromissos, nos dobramos e desdobramos para comparecer a todos os encontros que, foram realizados nas casas dos alunos de cada grupo, causando a ampliação do espaço escolar para além dos muros da escola. 

Uma coisa é evidente, todo aluno que já passou pelo 'Oswaldo' jamais presenciou outro projeto com essa proposta pedagógica, de unir, marcar, reverenciar cada vez mais o aluno através da dança e que agregue essa união e emoção entre todos. E se nós alunos já ficamos boquiabertos depois de ver o resultado que produzimos, imagina os professores? A emoção é estampada em cada rosto, às vezes as lágrimas são fortes demais para serem seguradas nos olhos e, ao final do projeto só resta o orgulho dos professores sobre nós, o orgulho de nós mesmos pelo que realizamos, a admiração de quem esteve presente todo ano para nos prestigiar e o marco que deixamos na história da E.E. Oswaldo de Oliveira Lima, ao saber que deixamos o nosso legado no espaço e nas memórias.

CHRISTIAN DE MORAIS FERREIRA – 3ºA DO EM





Tendo sua Agregação Pedagógica elucidada, chegou o momento de mostrarmos a execução do Projeto em si, a união de várias mãos na construção da realização desse sonho, um sonho de um Conto de Fadas. 










Decoração Pronta!







Principal item da Decoração, após muito trabalho e esforço...
 Temos o Nosso Castelo!





Alunas preparadas para o início das apresentações





Alunos preparados para o início das apresentações 





Professora Juliana Mara realizando a abertura oficial do evento







VÍDEO OFICIAL EM ALTA DEFINIÇÃO APRESENTADO NA ABERTURA DO PROJETO

Fonte: Pagina do Futuros Nova Geração no Youtube





Público acompanhando as apresentações 





Tivemos o prazer de receber alunos das escolas: E.E. Antônio Brasílio Menezes da Fonseca, intermediado pelo Professor Luciano Ciconi e a E.E. Paulo Kobayashi com intermediação da Professora Geane Rodrigues. 

Agradecemos pela presença e por sempre trazerem os alunos de suas escolas para prestigiarem nossos projetos. 





Alunos do 3ºA apresentam:
"Cinderela"









Alunos do 1ºE apresentam: 
"Enrolados" 








Alunos do 9ºC apresentam:
"Peter Pan"









Alunos do 2ºA apresentam: 
"A Bela e a Fera"









Alunos do 1ºB apresentam: 
"Meu Malvado Favorito" 







Alunos do 3ºA apresentam:
"Alvin e os Esquilos"







Alunos do 1ºE apresentam: 
"Frozen"






Alunos do 1ºC apresentam:
"Tarzan"







Alunas do 2ºG apresentam:
"Carros"








Alunos do 3ºA apresentam: 
"Madagascar"






No final, os alunos de todas as danças reuniram-se para completar a coreografia de "Madagascar", uma emoção inexplicável!






Para encerrar em alto estilo, o aluno Vitor Ferreira do 3ºA interpretou a música "The Science" da banda Coldplay






Antes do encerramento oficial, a aluna Nataly Silva acompanhada dos seus amigos do 3ºA, realizou um agradecimento às professoras que organizaram o projeto até o presente ano, de forma simples conseguiu expressar em uma frase o sentimento de todos os alunos após o Projeto.



"Mesmo que acabe, ficou na nossa história" 







Aproveitando a oportunidade, deixamos uma mensagem de agradecimento especial aos alunos que fizeram parte dos Terceiros anos "A". Desde o início do Projeto, sempre destacaram-se pelo empenho acima da média, por assumiram a responsabilidade de apresentar mais de uma música, por realizarem majestosas apresentações, ou seja, por fazerem a diferença!" 

#Obrigado3A  ;)






Palavra com o Ex-aluno Winner Batista e com a Diretora Sônia Maria





Encerramento oficial realizado pela Professora Juliana Mara






... Era Uma Vez e Sempre Será...





RELATO DE UMA DAS ALUNAS RESPONSÁVEIS PELA CONSTRUÇÃO DO CASTELO E DA DECORAÇÃO GERAL DO EVENTO


Normalmente, ficamos na escola umas cinco horas e meia por dia, tendo aulas e atividades relacionadas às disciplinas que temos, conversamos com os colegas, enfim. Temos um típico dia de aula, porém na E.E. Oswaldo de Oliveira Lima é diferente, para realizar toda a organização do Projeto Resgatando Décadas ficamos mais de 15 horas na escola, exatamente isso, 15 horas! Chegamos às 15:30 e saímos às 07:00 do dia seguinte, com disposição de voltarmos para nos apresentarmos ainda, parece loucura né? Tantos alunos que não conseguem/gostam de ficar o seu período normal de aula, mas esse momento foi único e especial nas nossas vidas, não tivemos aplicação de conteúdo, provas ou chamada, tivemos uma experiência que jamais iremos esquecer, a experiência de com as nossas mãos construirmos algo tão belo e emocionante. 

Ficamos e fizemos com prazer, (Giovana Alves, Vinícius, Bryan Moreira, Gabrielly Lima, e Caroline Vieira) fizemos parte dessa, juntamente com o apoio dos ex-alunos João Vinícius e Mateus Paulo e Kássia Vieira; nem todos tiveram a mesma liberdade dos pais ou responsáveis para compartilhar dessa aventura. 

Não teríamos conseguido sem a ajuda e apoio mais que especial da Escola de Samba “G.R.E.S Só Pra Chatear”, foi um prazer dividir o mesmo espaço a ação com pessoas que já estão acostumadas com essa correria, mas acima de tudo, acostumados com essa alegria de construir algo tão grande quanto o nosso castelo. 

Agradeço também à Diretora e Vice (em exercício na época): Sônia Maria e Luiz Maia, em especial à Coordenação, afinal, não existe execução sem materiais, muito obrigada aos Coordenadores Pedagógicos: Augusto da Silva e Reginaldo Cyrne, pelo apoio financeiro na realização do Projeto como um todo, aos Professores que nos acompanharam: Juliana Christie e Valter Nogueira. 

O que falar? Sendo que os resultados já dizem tudo. Cada foto, cada vídeo, reflete como foi o momento para nós. Pensam que foi fácil? Não foi fácil! Trabalhamos muito para que tudo saísse perfeito e saiu. Lagrimas e mais lagrimas expressaram todas essas emoções aqui digitadas com palavras que por muitas vezes ainda não chegam a dizer o que realmente sentimos, é indescritível.

Pior é saber que para muitos acabou ali, como foi o último para mim. Embora o “Oswaldão” sempre será a escola do meu coração, ver o empenho e dedicação de cada aluno e professores me fez cada vez mais ter vontade ficar aonde eu estou, se possível, gostaria que o tempo passasse e fizesse durar esses momentos para sempre. Com orgulho posso dizer que fiz parte te tudo isso, e faria novamente sem dúvidas.

O Resgatando Décadas faz isso com as pessoas, as tornam melhor, quantos amigos adquirimos com os ensaios? Quantos grupos não se uniram? Enfim, vários! Cada lágrima e pingo de suor dos alunos e professores expressam, mais do que as palavras, toda essa emoção que sentimos!

GIOVANA ALVES DA SILVA – 3A do EM 







VÍDEO OFICIAL EM ALTA DEFINIÇÃO DA APRESENTAÇÃO DO PERÍODO DA MANHÃ

Fonte: Pagina do Futuros Nova Geração no Youtube






-*-----------------*-----------------*----------------------*



A magia não ficou apenas no período da manhã, ela continuou envolvendo os alunos do vespertino, príncipes e princesas, belas e feras transformando o espaço escolar em um verdadeiro Conto de Fadas! 




Apresentação Oficial do evento realizada pelos alunos: Kauan Linhares e Alexandra Vieira. 




Mesa Solene 



Público aguardando o início das apresentações 





Alunos do 8ºA apresentaram: 
"A Bela Adormecida"









Alunas do 8ºI apresentam: 
"Alvin e os Esquilos"





Alunos do 8ºH apresentam: 
"Happy Feet"





Alunos do 8ºE apresentam:
"Madagascar"




Alunos do 8ºG apresentam: 
"Bob Esponja"




Alunos do 8ºC apresentam:
"Monstros S.A"






Alunos do 7ºB apresentam:
"Carros"




Alunos do 8ºD apresentam:
"Rio 2"




Alunas do 8ºB apresentam: 
"Barbie"





Alunos do 7ºA apresentam:
"Toy Story" 






Alunos do 8ºF apresentam:
"A Bela e a Fera" 







Aluno Vitor Ferreira do 3ºA, encerrando o evento.




Presença da Diretoria de Ensino de Suzano






Registro dos momentos que antecederam as apresentações oficiais





Professora Simoni Ayumi, uma das responsáveis pela realização do Projeto no período vespertino e aluno Diego Pereira










VÍDEO OFICIAL EM ALTA DEFINIÇÃO DA APRESENTAÇÃO DO PERÍODO DA TARDE

Fonte: Pagina do Futuros Nova Geração no Youtube





“MEMÓRIAS,
Rir, até doer a barriga.
Secar não sei quantas lagrimas.
Contos de fadas.
As damas e as vagabundas.
Aves, aves pantaneiras, chocadeiras e AVES MARIAS.
Então AVES.
Aves, mães, mulheres, moleques, cores e brilhos.
Aves, RESGATANDO DÉCADAS.
Aves, VALERIANAS e BATATISSES (está recheada de um ANJO...).
Aves, JULIANAS, SIMONES E BEBES.
Aves, ANJOS os quais chamamos ALUNOS.
Aves, voadoras e serpentes rastejantes.
Aves, palco de paixões.
Aves território do AMOR.
Aves o AMOR INCONDICIONAL.
Aves, aquele que não cobra do feito o mérito.
Aves, aquele que faz pelo amor.
Aves, aquele que ama mais do que cansa.
Aves, aquele que não estampa, apenas faz.
Aves, aquele que sangra e sorri.
Aves, aquele que não se permite ser vencido.
Aves, aquele que vence no amor.
Aves, aqueles que velam o amor.
Aves, aqueles que vão até o ultimo combustível. 
Ave, aves e aves RESGATANDO DÉCADAS.
ÉRA UMA VEZ E SEMPRE SERÁ.
POR TODAS AS ÉRAS
E AVES, AVES, AVES”

Autoria: Professora Marina Galiano Monteiro










DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA - CJC
Kauanny Paulino
Giovana Alves
COORDENAÇÃO GERAL: PROF. FABIO CAMPOS


EQUIPE DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA - FNG
Emerson Silva
COORDENAÇÃO GERAL: PROF. JULIANA CHRISTIE