quinta-feira, 17 de abril de 2014

Grêmio Estudantil Participa do Dia "D" da Autoavaliação Institucional Participativa

“O dia da autoavaliação é mais um dispositivo para que o corpo escolar se reúna e tenha como foco a melhoria da qualidade de ensino para nossos alunos. Além do ‘Dia D’, as escolas se reúnem semanalmente durante a hora de trabalho pedagógico coletivo dos professores, bimestralmente para as reuniões do Conselho Escolar e, antes do início de cada semestre, as unidades de ensino realizam reuniões para o planejamento escolar”, destaca o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.


O Dia "D" da Autoavaliação Institucional Participativa, aconteceu em nossa Unidade Escolar ao dia 09/04/2014. Onde reuniram-se Professores, Pais, Alunos, Direção, Comunidade e Coordenação para que pudéssemos avaliar nossa escola. O que está bom e o que precisaria melhorar, desde a entrada dos alunos até o horário de saída.Os pais que estavam presentes tiveram livre arbítrio para expor suas opiniões e sugestões. Durante a conversa e debate, tivemos opiniões também de alunos, onde estavam 2 de cada sala. 

1ª Questão: Organização Escolar
  • Horário de Entrada                     
  • Trocas de aulas
  • Limpeza
  • Participação da Comunidade
  • Uso dos celulares em sala de aula.
Este foi o tópico do primeiro debate, onde opiniões gerais foram expostas.Sugestões:
  • Cada aluno cuidar da sua própria carteira
  • Nomear monitores por sala responsáveis pela organização da sala (4 alunos) onde aconteceria um rodízio por semana.
2ª Questão: Aprendizagem
  • Mapeamento do aluno
  • Aulas no laboratório (Aulas práticas)
  • Aulas no laboratório de informática
  • Noturno utilizar os espaços pedagógicos da escola

Estes foram os assuntos abordados do nosso Dia "D", onde tivemos a colaboração de Pais e Alunos a exporem suas opiniões sobre todos os assuntos.


(Fotos: Direção de Imprensa "FNG")


Diretora Sônia abrindo a conversa


Grêmio Estudantil ao Dia "D"


Grupo de Professores reunido em outra sala


Todos reunidos somente em uma sala

Á frente PC-EM Reginaldo Cyrne, PCA-GP Edna Yumi e Professores

Outro grupo reunido para discussões

Professora Juliana Christie expondo suas opiniões

Grupo reunido para debates


Mais uma vez o Grêmio Estudantil Futuros Nova Geração marcou presença no Dia "D", objetivando um debate livre e democrático a partir dos resultados da escola, ações exitosas e as que não deram certo, sempre participando ativamente das decisões que envolvem a unidade escolar, por entender que, o aluno têm muito, não só para ouvir, mas para dizer; não só para aprender, mas para criar; não só para reclamar, mas para agir.

Com isso, fazemos uma escola mais cidadã, democrática e mais humana! 


Este foi o nosso Dia D, agradecemos aos Pais e Alunos que se disponibilizaram para estarem presentes na Unidade Escolar E.E Oswaldo de Oliveira Lima.






 Juliana Christie - Coordenadora Geral
 Kauanny Paulino - Secretária Executiva
Assessor - Emerson Silva
 ORIENTAÇÃO GERAL: *CAMILA MENEZES

quinta-feira, 10 de abril de 2014

PROJETO: A CIDADE DE SUZANO


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
O Projeto visa aprofundar e desenvolver o conhecimento dos alunos participantes sobre o município de Suzano. Analisando seu processo histórico de formação desde a época colonial, sua hidrografia e importância no ciclo do ouro Brasileiro. O revelo, a atual posição socioeconômica no panorama nacional e os problemas diversos existentes. Agregrar as informações de diversas áreas do conhecimento, baseando-se no conceito de interdisciplinaridade e transdisciplinariedade, utilizando os recursos da WEB 2.0 como ferramentas para produção e desenvolvimento dos conteúdos.

SEGMENTO DE ENSINO E SÉRIE ENVOLVIDAS:
Estudantes do Ensino Fundamental. Séries: 7ºF, 7ºG, 7ºH e 7ºI.

METODOLOGIA DE APLICAÇÃO
O conteúdo final desenvolvido deverá ser compartilhado no pátio com uma apresentação. Também será produzido um teatro sobre os conteúdos pesquisados. Para tais tarefas, deverão ser realizados em conjunto com todos os professores das diversas áreas,estudos profundos sobre os contextos históricos, geográficos, biológicos e sociais da cidade.

JUSTIFICATIVA
Segundo a organização das Orientações Curriculares pressupõe uma ação política de caráter epistemológico que leva em consideração a ideia de que o currículo é uma produção que resulta de uma construção mediada no contexto das relações sociais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar os aspectos culturais, sociais, históricos e ambientais da sua cidade; (Chegada dos trilhos)
Reconhecer a importância das manifestações culturais na construção da identidade cultural de um povo; (Grupos Folclóricos e manifestações populares.)
Relacionar os aspectos históricos e culturais com os costumes na cidade local; (Gastronomia)
Perceber sua importância enquanto sujeito histórico na preservação do meio ambiente e sua cidade; (Minha contribuição na construção da cidade.)
Valorizar o acervo arquitetônico da cudade do século passado como elemento constitutivo de sua história; (Prédios tombados pelo poder municipal e/ou estadual.)
Apreciar as lendas da cidade, relacionando-se com o momento histórico vivenciado por personagens que contribuíram na construção da história local. Atividades: (Elas acontecerão intercaladamente).
O desenvolvimento do grupo de estudos ocorrerá em duas etapas distintas: Teórica e Prática.


PRIMEIRA PARTE:
Como nasce uma cidade (Pesquisa entre grupos do GE)
Organização em uma cidade primitiva no trabalho e educação.
História das cidades (Texto)
História de Suzano (Resumo)
As Histórias de Suzano
Os bairros do município
Educação
Economia
Comunicação (Chegada da Ferrovia)

SEGUNDA PARTE:
Exposição de cartazes, apresentação dos alunos no dia 01/04
Cronograma: Início com o Grêmio, Hino Nacional, Hino da Cidade, Apresentação com os alunos sobre a pesquisa realizada, Dança Nordestina representando a cultura local e encerramento.


FORMA DE AVALIAÇÃO

Por se tratar de um trabalho coletivo e muito abrangente, caberá ao professor analisar o envolvimento de cada na construção das tarefas. Dar-se á de forma continuada, ou seja, constante. Além da observação constante, fichas de avaliação, jogos em grupo e auto-avaliação poderão ser utilizados como recurso.

Gabriel Batista da Silva - 7º Ano F

No dia 01 de Abril de 2014, fizemos uma apresentação á pedido do Professor Edimilson.
A apresentação foi sobre o município de Suzano, desde o século XVI ao século XXI. Dividimos alunos em Grupos, cada grupo tinha um tema que era referente á Suzano. O tema do meu grupo foi Economia de Suzano não era tão dificil, mas na hora de entrar no palco bateu o nervosismo, com medo de errar, nós falamos sobre os três setores: Setor Primário: que é a produção agrícola, Setor Secundário: que são indústrias e Setor Terceário: que são os comércios.
O mais dificil foi a parte da história, pois tinha que relatar coisas de Suzano em 5 séculos, séculos 16,17,18,19 e 20. E seria dividido em quatro pessoas do grupo.
Eu achei que essa apresentação serviu para fortalecer nossa leitura, interpretação e ajudar nas apresentações que viram pela frente como teatros e trabalhos escolares.

Isabela da Silva Xavier - 7º Ano G
Isabella Gomes de Paula - 7º Ano G

A nossa homenagem foi feita especialmente para Suzano e seus 65 anos.
Achei que valeu a pena, e foi muito proveitoso, pois eu aprendi várias coisas com este projeto que foi organizado pelo explêndido professor Edimilson de Geografia.
Ele foi muito paciente e nos ajudou muito a aperfeiçoar a leitura.
Eu aprendi uma coisa que eu pensava totalmente ao contrário, que a estrada das sete cruzes pertencia a Riberão Pires e não a Suzano.
Foi a primeira vez que eu apresentei uma coisa para tantas pessoas reunidas, foi uma experiência muito diferente, emocionante e legal. No primeiro momento fiquei um pouco nervosa, mas depois como um toque de mágica perdi toda a timidez e o nervosismo.
Não sei se a leitura foi do jeito que o professor gostaria que tivesse sido, mas pelo menos eu tentei e me esforçei para que pudesse ter saído o melhor possível.
Eu aprendi muito; sobre a localização, história, economia, etimologia, clima, demografia e muitas outras coisas interessantes e divertidas.
A aprendizagem nunca é muito, sempre há uma coisa ali, uma coisinha aqui, que a gente ainda não conhece. Eu conheci minha cidade um pouco mais e descobri várias coisas. Mais mesmo assim com todo esse conhecimento sei que há muitas coisas fascinantes para descobrir sobre Suzano.
Nunca é perfeito, sempre há alguma coisa que dá para melhorar. Espero que na próxima vez eu possa apresentar novamente para poder melhorar mais e mais.
Estou aprendendo a respeitar mais o nosso município, por que somos nós que podemos mudar o futuro se nós quisermos. Se eu fosse elegida prefeita de Suzano eu ia mudar muitas coisas, por exemplo: Mais hospitais, mais parques com várias árvores, escolas, ia criar mais leis e mandaria melhorar as estruturas das escolas e muito mais coisas.
                   
Professor Edimilson Antônio Ribeiro                                                              
Para o desenvolvimento de um projeto, precisamos dos saberes necessários á nossa prática educativa. Ensinar não é transferir conhecimento e conteúdos, nem formar é a ação pela qual o sujeito criador da forma, estilo ou alma a um corpo indeciso e acomodado.
Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Os projetos constituem um lugar entendido em sua dimensão simbólica, que pode aproximar-se da identidade dos alunos e favorecer a construção da subjetividade, revisar a organização do currículo por disciplinas e a maneira de situa-lo no tempo e nos espaços escolares.
O que torna necessária a proposta de um currículo que não seja uma representação do conhecimento fragmentada, distanciada dos problemas que os alunos vivem e necessitam responder em suas vidas, mas sim solução de continuidade.
Agradeço ao apoio do Grêmio Estudantil Futuros Nova Geração, sempre estão presentes nos projetos da nossa escola e em especial a nossa querida e amiga Professora Juliana Christie.
Parabéns, aos alunos que participaram. Valeu!!! E a toda equipe da escola Oswaldo de Oliveira Lima.



                                                               Decoração do evento
Alunos cantando o Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Suzano

Direção e Coordenação presentes

Grêmio Estudantil aos Hinos

 Aluna Jeisabel 7ºG - Localização da Cidade e Pontos Turísticos

Aluna Isabella Gomes 7ºG - Limites e Economia

Aluna Isabela Xavier 7ºG - Etimologia e Clima

História- Fernanda século XVI, Gisele século XVII e XVIII, Gabriela Mascena século XIX e Luciana século XX - 7ºG

 Alunos Gabriel Batista e Gabriel Gomes 7ºF - Economia

 Aluno Cleiton 7ºF - Hidrografia

 Aluna Raquel Araújo 6ºB - Cultura



Dança representando a cultura Nordestina na Cidade. Música: Correndo atrás de mim - Aviões do Forró.
Alunas: Nicoli, Khadijie, Maria Shirley e Cibele. Alunos: Kawan, Roberto, Victor e Diego.

Vídeo: A cidade de Suzano.
Alunas Isabella Gomes, Isabela Xavier e Jeisabel - 7ºG





 Teatro de Reportagem.





Alunos Matheus Geraldo e Lucas Cascalho - Hino de Suzano e Asa branca - 7ºH e 7ºI

Alunos assistindo á todo momento.

Diretora Sônia aos agradecimentos finais.


                                                                                                Juliana Christie - Coordenadora Geral
                                                                                              Kauanny Paulino - Secretária Executiva

 ORIENTAÇÃO GERAL: *CAMILA MENEZES

quinta-feira, 3 de abril de 2014

English With Music - Gincana de Inglês

No dia 28/03 a E.E Oswaldo de Oliveira Lima participou de uma gincana de inglês, ou melhor English With Music. Após toda preparação com apresentação da One Way de sua proposta em ATPC, escolha das participantes que iriam representar a escola e reunião diretamente com a escola de Inglês, foi o grande dia.. o dia em que nós iriamos de forma divertida, competir com mais 3 escolas em busca do primeiro lugar.

Nossa escola se locomoveu até a escola E.E Prof. Masaiti Sekine para a competição, onde lá estavam as escolas E.E Prof. Tochichico Yochicava e E.E Comandante Jacques Yves Cousteau prontas para a competição.


"Fala galera do Oswaldo!
Eu prof. Fabio Campos, estou aqui para explicar o que é o“English with Music” e reportar como foi o evento.

“English with Music” é um projeto realizado pela escola de idiomas “One Way” que acontece nas escolas públicas. Através de um “game” tematizado por músicas em inglês, a One Way promove, a interação dos alunos da escola pública com a Língua Inglesa através das músicas, além de, oportunizar aos alunos da rede pública um contato mais próximo com a escola de idiomas particular, isso com muita música, festa e alegria.

Nossa escola participou deste evento, que aconteceu no dia 28 de março sexta feira, na quadra da escola Masaiti Sekine. A competição envolveu, além da nossa escola Oswaldo de Oliveira Lima (Jd. Revista), as escolas Masaiti Sekine (C. Boa Vista), E.E Prof. Tochichico Yochicava (Miguel Badra) e Jacques Y. Cousteau (Miguel Badra).

Nossa escola foi muito bem representada pelas alunas Nathalie (3A) e Kauanny (2A), que mandaram bem no “game”, com o apoio da galera que participou da torcida e da coreografia (que modéstia à parte arrebentaram), conquistaram o 2º Lugar no “game”. Parabéns as competidoras e a toda galera que participou, mandaram muito bem.

Quem também mandou muito bem, foi a galera dos bastidores, prof. Batata nossa coreógrafa, prof. Juninho agitando a galera, prof. Tatiane fazendo hora extra, prof. Juliana Christie ponta firme sempre e o Grêmio sempre no apoio. Agradecemos também, ao pessoal que não foi, mas segurou as pontas na escola, aos pcs e à direção pelo apoio, aos professores pelo apoio paciência e compreensão, aos agentes que “seguraram a bronca”. Enfim a todos que direta ou indiretamente contribuíram com a participação da escola Oswaldo de Oliveira Lima neste evento. E um “special thanks” à nossa PCNP Márcia Buto por permitir esse “link” entre a escola pública com a escola particular de língua inglesa, e ao pessoal da “One Way” que promoveu, muito mais que um game, momentos de festa, diversão e interatividade."



Como deu para ver, fomos muito bem acompanhados por nossos professor e melhor ainda... Muito bem recebidos.

(Fotos: Direção de Imprensa "FNG")

Placa com nome da escola em que foi "reproduzido" o English With Music

E.E Oswaldo de Oliveira Lima chegando a E.E Prof. Masaiti Sekine

Torcidas posicionadas a espera do começo da gincana

Professora Tatiane, Professor Valter Júnior, Professor Fábio Campos, Professora Valéria (Batata) e Professora Juliana Christie

Estrutura do Evento

Participantes que representaram a E.E Oswaldo de Oliveira Lima.
Nathalie e Kauanny

Torcida da E.E Oswaldo de Oliveira Lima em comemoração

Paulo (One Way), Aluna Kauanny e Professora Juliana Christie

Professora Tatiane, Professor Fábio, Aluna Nathiele, Aluna Kauanny e Juradas da One Way

Apresentação da coreografia da E.E Oswaldo de Oliveira Lima



Pose para foto, ao fim da dança de Hip Hop

Participante Nathalie e Kauanny em uma das etapas da Gincana             






A E.E Oswaldo de Oliveira Lima, agradece a todas as escolas pela boa recepção, respeito, animação e diversão. E agradece também a One Way que nos concedeu o 2º lugar no "game".



                                                                                     Kauanny Paulino - Secretária Executiva

                                                                                        Juliana Christie - Coordenadora Geral

 ORIENTAÇÃO GERAL: *CAMILA MENEZES