segunda-feira, 29 de abril de 2013

16ª Feira do Estudante Expo CIEE 2013

Em sua 16ª edição a EXPO CIEE 2013 é um evento voltado para capacitação e inclusão profissional de jovens no mercado de trabalho. Tendo consciência da necessidade dos alunos em ter contato e conhecimento do tema, pensamos nessa excursão, pois os eventos trazem inúmeros palestrantes, stands para ampliar a visão do jovem relativa ao mercado de trabalho, consequentemente aumentando sua responsabilidade perante a si e a sociedade.

O Ensino Médio, na vida dos adolescentes, é momento decisivo para novos desafios, crença em novos valores, projetos de vida, atitude. E essa transformação é que os prepara para assumir postos mais altos: a responsabilidade da vida adulta. A escolha profissional deve acontecer de forma consciente para permitir que o jovem alcance a sua realização pessoal.


Fazer uma escolha equilibrada na carreira profissional exige empenho, busca e perseverança. Porém este também é um período de muitas incertezas e cobranças, assim, é imprescindível acompanhamento e informação para que a escolha seja adequada. 



Informações:
Excursão para 16ª Feira do Estudante Expo CIEE 2013
Dia 17/05/2013
Valor: R$20,00 (lanche incluso)
Pagar até dia 10/05/2013
Saída do portão da escola às 08:00 horas
Retorno previsto para 18:00 horas

Professores Responsáveis: Manhã: Valter Nogueira (Juninho) e Juliana Mara
Noite: Augusto e Elizete

Somente poderão ir alunos do Ensino Médio que já possuam o CPF !


Não perca essa oportunidade! Para maiores informações acesse o site do evento http://www.feiradoestudante.ciee.com.br/portal/hotsites/feiradoestudante2013/index.html
ou a Pagina no Facebook https://www.facebook.com/expociee se preferir, procure um dos professores responsáveis ou o Grêmio Estudantil. 



Emerson Silva 



domingo, 28 de abril de 2013

28 de Abril - Dia da Educação

Nós adquirimos um pouco de conhecimento a cada momento. Se todo dia compartilharmos um pouco do que sabemos para o outro, todos ganharão muito mais. Que tal começar a praticar isso hoje, no Dia Mundial da Educação?



Fonte: http://escolamonsaguiar.blogspot.com.br/2013/04/28-de-abril-dia-da-educacao.html








A EDUCAÇÃO É ESSENCIAL NA VIDA DE QUALQUER PESSOA.



Ela pode ser divida em várias partes, mas o conteúdo é o mesmo, comportamento e desenvolvimento humano personal.
A palavra educação tem origem Latina: E-ducere, que significa conduzir (ducere) para fora.

Há uns anos atrás, a educação era muito rígida e tinha um valor precioso. Os pais naquela época exigiam que seus filhos tivessem a Etiqueta(Postura), quando uma família recebia visitas em suas residências ninguém podia servi-se primeiro do que a visita, isso era considerado um desrespeito.  Hoje ainda possui essa “tradição” em algumas famílias.
Existe um processo na educação, começando pela cultura,psicológico, e passando pelos métodos de recursos e o individuo chega ao fim!


A educação é um conteúdo muito valioso do homem, mas muitos não sabem usar, outros não querem obtê-lá.  Com a educação criamos postura, um senso crítico, ética e formamos a nossa personalidade. Graças a ela podemos fazer a diferença em qualquer ambiente, ser educado não é apenas  respeitar as diferenças, e sim poder ter a oportunidade de conhecer novas culturas,costumes e hábitos diferentes. Tudo isso envolve na educação, sem educação não temos respeito, e sem respeito o que somos?

A nossa sociedade está cada vez se atualizando com as novas tecnologias, mas o povo brasileiro se esquecem que a nossa educação está sendo desvalorizada e mal investida!!! E onde fica a nossa educação? Onde fica? Os professores estão parando de executar o serviço porque eles não aguentam mais a grande falta de educação da grande parte dos alunos. A sociedade só sabe reclamar, mas não toma atitude para correr atrás do seu direito de lutar por uma educação melhor.

Caso isso não mude, nosso país só irá decair com o tempo, as pequenas coisas que devem ser valorizadas de um ser humano, está sendo apagado nas consciências da população, que seria a educação, respeito, humildade e honestidade! As nossas crianças são as nossas esperanças de amanhã, para eles fazerem um país melhor. No entanto, a educação se encontra desmerecida, e como será essas crianças amanhã sem o apoio da educação e respeito?





OPINIÃO POR: MATHEUS PENSADOR 
(ORADOR DO GRÊMIO ESTUDANTIL)




Fonte: http://escolamonsaguiar.blogspot.com.br/2013/04/28-de-abril-dia-da-educacao.html



Emerson Silva 




sábado, 27 de abril de 2013

PAP - Plano de Ação Participativo "Dia D"

No dia 10/04/2013 foi realizada na Escola Estadual Oswaldo de Oliveira Lima uma Reunião com Gestores, Alunos e Comunidade denominada "PAP - Plano de Ação Participativo" para debater os índices da escola, e discutir como fazer, e o que fazer para melhorar esses índices que ao longo dos anos, vêm caindo drasticamente.




Algumas fotos dessa reunião (Manhã, Tarde e Noite) 


Presença da Supervisora de Ensino, Iracema (à esquerda)

Diretora Sonia Maria e Vice-Diretora Lailza Maria







O Grêmio Estudantil Futuros Nova Geração esteve presente nos 3 horários, auxiliando e obviamente opinando e discutindo o que fora apresentado.

Alguns gremistas e as professoras Juliana Mara (Língua Portuguesa) e Sonilde Moricone (Arte) ficaram responsáveis pela sala de vídeo, onde fora passada uma vídeo conferência! 






Professoras Juliana Christie, Janice e Edna.

Vice-Diretora (Escola da Família) Juliana, PCP Reginaldo Cyrne, Supervisora de Ensino Iracema, Diretora Sonia Maria, PCP Antônio Marcos! 




Durante a reunião, muitos temas foram discutidos, ideias foram expostas e os pais dos alunos e a comunidade local expuseram suas críticas e elogios. Tudo isso, para que possamos melhorar cada dia mais o nosso ensino.  



Confiram todas as fotos dessa reunião clicando aqui: 

Experimento Na Aula de Química!

Atendendo ao Currículo da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, o Professor de Química Gilberto, realizou em sala de aula dois experimentos presentes no Caderno do Aluno do 3º Ano do Ensino Médio volume 1 (16/04/2013)

Experimento I - Estudando a rapidez da transformação química envolvendo comprimido efervescente e água.

Experimento II - Como a superfície de contato pode afetar a rapidez de uma transformação química.

Confiram a realização desses experimentos no vídeo!







Emerson Silva 

Grupo Teatral Mirim - Oswaldo de Oliveira Lima 2013.

No dia 12/04/2013 os alunos Felipe dos Santos 6º ano A, Luiz 6º ano A, Filipe 6º ano A, Ronald 6º ano C, Jonathan 6º ano D, Ryan 6º ano E, Allan 6º ano H e Adryelly 6º ano K coordenados pelos professores Valter Nogueira Junior e Geane Rodrigues Gomes (ambos de Geografia) apresentaram uma peça teatral no anfiteatro da nossa Escola. "Quem Roubou os Ovos de Pascoa?"




Jonathan,  Filipe, Ryan, Luiz, Ronald, Allan, Felipe Santos e Adryelly.










Após o sucesso do teatro os professores que organizaram os alunos, fizeram uma "festinha" para comemorar!! Eles merecem. 


(Acompanhem o vídeo do teatro completo)




*** O respeito pelo próximo sempre deve existir no meio de convívio, os alunos não são profissionais de teatro, tão pouco os professores são formados em direção teatral, os erros fazem parte do espetáculo.
Porém, o 7ºA e 7ºB vaiaram a peça teatral em um ato de extrema falta de respeito com os colegas, e ficou decidido que eles farão a próxima peça teatral para que com isso, aprendam a respeitar os colegas, e para descobrirem o valor de aprendizagem de uma peça teatral.





Emerson Silva

1º Reunião Com Os Alunos do "Grêmio Mirim 2013"

No Dia 25/04/2013 foi realizada a primeira reunião para a orientação dos alunos que desejam participar do nosso "Grêmio Mirim" (Projeto apresentado em Planejamento que fora aprovado pelo Conselho Escolar)

A nossa Coordenadora Geral do Grêmio Juliana Christie Menezes Silva, juntamente com o também Coordenador Valter Junior Nogueira com  a presença da Presidente, Vice-Presidente, 2º Tesoureiro, Diretor de Esportes e Secretário Executivo fizeram essa reunião que foi lavrada no Livro ATA interno do Grêmio Estudantil. 









Eles demonstraram muito interesse em fazer parte de um Grêmio Estudantil. E, por esse motivo que realizamos esse Projeto, para despertar nesses alunos que estão "entrando" na nossa escola aquilo que nós, que estamos "saindo" temos, ou seja, garra, vontade de mudar, independência, conhecimentos políticos, ética, responsabilidade social e ambiental...

Afinal, o nosso nome é "Futuros Nova Geração" nós estamos preparando a futura geração para que eles possam dar continuidade ao nosso trabalho com o passar dos anos. 
São alunos que permanecerão na escola por 5 anos, são o futuro! E, nós estamos preparando esse "futuro" para que ele seja melhor que hoje! 


Em breve, novidades sobre o "Grêmio Mirim" e o Projeto "Juntos e Misturados" #Aguardem 



Emerson Silva 

Reunião do CONSEG Na Nossa Escola

Antes de tudo, temos que explicar o que é o CONSEG?


Os CONSEGs são grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.
Cada Conselho é uma entidade de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias, e se vinculam, por adesão, às diretrizes emanadas da Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Coordenador Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança.
As reuniões ordinárias de cada Conselho são mensais, realizadas normalmente no período noturno, em imóveis de uso comunitário, segundo uma agenda definida por período anual.
A Secretaria de Segurança Pública tem como representantes, em cada CONSEG, o Comandante da Polícia Militar da área e o Delegado de Polícia Titular do correspondente Distrito Policial.
Sua legitimidade tem sido reconhecida pelas várias esferas de Governo e por institutos independentes, o que permite afirmar que os CONSEGs representam, hoje, a mais ampla, sólida, duradoura e bem sucedida iniciativa de Polícia orientada para a comunidade em curso no Brasil

No dia 08/04/2013 tivemos em nossa Escola no período da noite uma Reunião com o CONSEG 






Algumas Fotos: 













Confiram todas as fotos, clicando aqui:





Emerson Silva 

Boas Práticas na Sala de Informática 11/04/2013

No dia 11/04/2013 o professor de matemática Sergio Carvalho, atendendo ao Currículo da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo do 3º ano do Ensino Médio sobre "Elipse, Hipérbole e Parábola" (Geometria Analítica) desenvolveu uma aula diferenciada na sala do "Acessa Escola" que temos na Unidade Escolar. 

Conhecemos o programa "Geogebra" um software específico para Geometria Analítica, o professor passou as primeiras orientações para uso do programa, logo após o treinamento,  fizemos alguns desafios para fixação do aprendizado.

A Matemática sempre foi um bicho de 7 cabeças, e o terror de quase todos os alunos. Entretanto, quando a aula é diferenciada, a matemática começa a perder essas 7 cabeças, e os alunos compreendem que basta ter atenção no que está se fazendo. 






A aula, também foi acompanhada e orientada pela professora auxiliar de matemática, Ana!





Agradecimentos aos Estagiários do "Programa Acessa Escola":  
Randal, Tamara e Monique! 




Emerson Silva